O QUE É CORE BUSINESS?

Atualizado: Fev 28


Foco em Core business, porque contratar um outsourcing em 2020. Em 2020 a ordem é focar no que realmente gera valor à sua empresa, muitas empresas não conseguem explorar, ou mesmo perceber, todo o potencial dos seus negócios, e na maioria das vezes isso acontece por não focar em core business.

O que é Core Business “O core business é o núcleo central de uma empresa, ou seja, aquilo que mais gera valor para uma empresa”.

Por exemplo em uma determinada confecção de roupas seus esforços está em todo o processo de fabricação das roupas que são;

Criação, corte, custura, acabamento, ou seja, são nesses processos que a confecção gera valor ao seu negócio.

Já uma loja física de roupas os esforços estão na comercialização de roupas que possuem outros processos;

ponto de vendas, marketing, estoque, fluxo de caixa etc.. esses são os processos que mais geram valor a essa loja.

Embora as duas empresas vendam os mesmo produto o foco das duas empresas são diferentes. Qual é core business dessas empresas? A resposta está no foco que cada uma dessas empresas tem que dar para suas atividades principais, qual é a origem de cada negócio e a razão delas existirem, a partir desses conceitos a empresa começa a definir suas estratégias de crescimento. Enquanto a confecção tem seu core business focado na produção de roupas a loja tem seu core business focado na comercialização dessas roupas, assim podemos entender que o core business indica o processo principal da organização. 5 passos para identificar meu Core business Para reconhecer qual é atividade principal de uma empresa é preciso passar por um exercício de autoconhecimento, sendo assim para que o core business gere resultados positivos é preciso identificá-lo através de algumas respostas a respeito da empresa. 1- Quem são meus cliente, qual a cultura de consumo deles ?

Aqui será identificado qual é o perfil e como está qualificada sua carteira de clientes, assim você pode alinhar sua percepção do seu cliente com o retorno financeiro que ele entrega, é dessa analise que nasce o ponto de partida do core business da sua empresa. 2- Qual a atividade principal da empresa ?

Alguns vão dizer que a principal atividade de uma empresa é vender, pois é de vendas que as empresas sobrevivem, porém é preciso realizar uma analise de todo os processos da empresa, e identificar em qual desses processos é preciso dispor de maior excelência para atender o cliente e agregar valor ao seu negócio, certamente ai está a sua principal atividade. 3- Quais são os diferenciais competitivos de uma empresa?

Trata-se de como sua empresa se destaca em relação aos seus concorrentes, oferecer vantagens exclusivas em determinados aspectos comerciais. Esses diferenciais podem estar relacionados com atendimento ao consumidor, produto oferecido, logística de entrega,excelência operacional. 4 -Quais são os processos críticos ?

São os processos que são considerados primordiais e apresentam elementos vitais para o funcionamento da empresa, podemos citar; localização, equipamentos, mão de obra qualificada, gestão financeira, gestão comercial, gestão administrativa etc...

5- Quais são os canais de vendas?

Além dos canais de vendas já existentes e valido projetar novos canais, para isso é fundamental identificar qual a realidade atual da sua empresa e qual será o propósito desses novos canais,

Afinal de contas, será preciso ser feito investimentos em pesquisa, planejamento e execução para implantação e eficacia de um novo canal de vendas. Agora vamos focar nas Prioridades, Definir o core business da empresa é decisivo para se criar estratégias eficientes, podendo assim expandir o seu negócio, porém isso não é o suficiente, mas sim apenas parte do processo, depois do core business identificado é preciso definir quais são as prioridades. O primeiro passo é identificar os ativos que são mais importantes.

Os ativos são fundamentais para que sua empresa funcione plenamente, mas como operacionalizar tudo isso se meu foco está no core bussines. Como executar tudo isso quando há vários processos que mesmo sendo secundários são imprensidiveis.

Uma vez identificados, estes devem ser avaliados.

Eles oferecem o potencial de diferenciação clara e mensurável da sua concorrência?

Eles podem fornecer valor tangível para seus clientes?

Existe um pool de lucros robusto que eles podem ajudá-lo a atingir?

Você pode adquirir as capacidades adicionais que você precisa para implementá-lo?

Uma resposta negativa a uma dessas perguntas poderia jogar por terra todo esforço em core busuness.

O que fazer então com os meus ativos?

Os ativos são fundamentais para que sua empresa funcione plenamente, mas como operacionalizar tudo isso se meu foco está no core bussiness. Como executar tudo isso quando há vários processos que mesmo sendo secundários são imprensidiveis. O serviço de Business Process Outsourcing, é uma ótima estratégia para que sua empresa receba o serviço de profissionais capacitados em executar processos específicos mantendo a excelência do trabalho executado. O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão de obra de uma empresa. Basicamente, falar em cingidouro significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão de obra de uma fonte externa à organização. O Business Process Outsourcing é um serviço mais assertivo que o de terceirização já que a empresa contratada faz um trabalho de consultoria identificando a melhor forma de ajudar, reformulando rotinas e processos de acordo com a demanda.

O outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo. O objetivo é cada profissional focar em sua área de especialização, garantindo melhor eficácia levando a empresa a resultados incríveis.

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