O que é Marketing de Conteúdo Contextualizado
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O que é Marketing de Conteúdo Contextualizado

Atualizado: 16 de mar. de 2022




Seu conteúdo não pode ser apenas informativo, útil e envolvente, ele deve desempenhar um papel significativo na vida do consumidor no momento em que é consumido.





O que é Marketing de Conteúdo Contextualizado.



Seu conteúdo não pode ser apenas informativo, útil e envolvente, ele deve desempenhar um papel significativo na vida do consumidor no momento em que é consumido.


O contexto de seu conteúdo é importante tanto quanto sua qualidade. O marketing de conteúdo contextualizado é uma visão mais aprofundada da importância e relevância que ele pode ter . Os principais profissionais de marketing digital vêm falando há anos sobre a criação de conteúdo relevante para que nossas estratégias de marketing funcionem.


Os profissionais de marketing sempre perceberam como é essencial ser relevante e significativo . A questão tem sido conceber uma maneira de fornecer consistentemente conteúdo contextualizado significativo. Algo que só pode ser feito se as equipes de marketing desenvolverem habilidades psíquicas ou aproveitarem a tecnologia para entender melhor seus clientes.


Com as soluções digitais disponíveis hoje, bem como a evolução do marketing moderno para um ambiente de marca do cliente mais comum, um onde os consumidores agora esperam mais interações com as marcas que amam por meio de interações nas redes sociais, fóruns da web, webinars e pessoalmente eventos - estamos todos nos conhecendo muito melhor.

O que possibilitou a mudança para o marketing contextualizado?

Por que você precisa de um contexto melhor


O contexto não é apenas algo que pode melhorar o seu marketing. É o que você precisa para manter os leads conquistados e os clientes leais que você trabalhou tão diligentemente para adquirir. Assim que uma marca se torna parte do barulho, corre o risco de ser chutada.

  • 69 por cento dos consumidores estão apertando o botão de parar de seguir em suas contas de mídia social, eliminando seus contatos de marca

  • 58 por cento estão optando por cancelar muitas de suas comunicações de marketing por e-mail

  • 69 por cento estão encerrando suas assinaturas porque simplesmente não gostam das comunicações que estão recebendo


O que é marketing de conteúdo contextualizado.

Em poucas palavras seria o conteúdo certo para o grupo demográfico certo no momento certo. O conteúdo contextualizado é entregar conteúdo com base nas necessidades específicas dos consumidores no momento preciso em que eles precisam.

O marketing contextual se refere ao marketing online e móvel que fornece conteúdo direcionado com base nas informações do usuário, como os termos de pesquisa que eles estão usando ou atividade recente de navegação na web.

Como funciona o marketing de conteúdo contextualizado

Ao criar um novo conteúdo ou uma campanha inteira, existem cinco elementos fundamentais nos quais você deve pensar e definir claramente para alcançar o contexto adequado e a eficácia geral:

  • Público

  • Questões-chave

  • Palavra-chave / grupo (s) de tópico

  • Objetivos de Conteúdo

  • Medição


1. Público

Agora, mais do que nunca, é fundamental obter uma compreensão ampla e completa do seu público .

Independentemente de sua empresa operar em um ambiente B2C ou B2B, seu cliente-alvo é um ser humano.

Ele, ela ou eles têm necessidades, esperanças, medos e prioridades específicas e mutáveis.

Talvez tenha demorado muito, mas mais marcas estão começando a perceber que a base para uma comunicação bem-sucedida com o cliente é a empatia.

Sempre que possível, converse com e com seus consumidores em um nível humano para humano.

Para desenvolver conteúdo relevante e empático para eles, você precisará reunir, no mínimo, as seguintes informações:

  • Dados demográficos: idade, sexo, localização física, renda.

  • Seus gostos, e preferências.

  • Quais são suas necessidades, dores, frustrações e desafios?

  • Onde e como eles passam o tempo online?

  • Que tipo de conteúdo digital eles preferem consumir? (postagens de mídia social baseadas em imagens, postagens de blog de formato longo, vídeos curtos ou longos, podcasts, webinars, etc.)

  • Que perguntas eles estão fazendo?


2. Conteúdo para responder às principais perguntas

A pesquisa orgânica ainda é amplamente reconhecida como o ponto de partida para a maioria das jornadas do consumidor.

Quer estejam pesquisando no Google, Bing ou Amazon, ou conectando uma hashtag em uma rede social; as pessoas estão procurando respostas para suas perguntas.

Responder de forma clara, e precisa às perguntas de seus consumidores por meio do conteúdo que você cria aborda a intenção das pesquisas que eles realizam para atender às suas necessidades variadas, aliviar suas frustrações ou superar seus desafios.

Ann Smarty aponta em uma recente Institute Marketing de Conteúdo artigo que existem três tipos básicos de intenção:

  • Fazer (também conhecido como intenção “comercial” ou “alta”): o usuário de pesquisa está pronto para agir (comprar, ingressar etc.).

  • Conhecer (também conhecido como intenção “informativa”): um usuário de pesquisa está procurando informações.

  • Go (também conhecido como intent “navegacional”): os usuários de pesquisa sabem qual site ou marca desejam acessar.

O conteúdo específico pode e deve ser criado ativamente para abordar pesquisas com base na intenção comercial e informativa; presumindo que já exista conteúdo para intenção de navegação.

O conteúdo informativo, em particular, deve ser detalhado e abrangente para garantir que as perguntas feitas sejam totalmente respondidas ou, se não, direcionar para a próxima parte do conteúdo relevante com uma direção clara (call to action) para o consumidor seguir.

O conteúdo que resolve com sucesso a intenção de pesquisa será recompensado por meio de visitas de retorno do seu público, curtidas / compartilhadas socialmente e maior visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Outra maneira de ver o conteúdo que você está criando é em relação à jornada do comprador / funil de vendas .

Em cada etapa da jornada, seus consumidores procuram um tipo diferente de conteúdo.

Alguém no topo do funil, no estágio de conscientização, está se informando.

Eles querem saber quais soluções estão disponíveis para lidar com seus desafios pessoais ou empresariais.

Por outro lado, alguém na parte inferior do funil, no estágio de compra ou conversão, já concluiu as etapas de reconhecimento e avaliação.

Esta pessoa está pronta para “ir” e tomar uma decisão de compra.

Agora é um ótimo momento para revisar seu conteúdo e garantir que você tenha um conteúdo atual e relevante com o contexto adequado em cada nível.

3. Palavras-chave ainda conteúdo poderoso (e pesquisa)

Palavras-chave e frases continuam a ser a base de todo o conteúdo, pois ainda são a principal entrada para pesquisa.

Os consumidores digitam ou falam palavras isoladas, frases com várias palavras ou perguntas detalhadas em mecanismos de pesquisa para tentar encontrar o conteúdo e as informações que desejam.

Pode haver inúmeras variações dessas frases com base na localização, mentalidade, predisposições e outros fatores pessoais do pesquisador.

Em suma, a maneira como uma pessoa pensa e subsequentemente pesquisa pode ser radicalmente diferente de outra.

Parte disso pode surgir no desenvolvimento do público mencionado acima.

Portanto, você vai querer gastar tempo no início de qualquer campanha identificando os grupos de palavras e frases que deseja incorporar ao conteúdo que criar.

Existem várias ferramentas boas gratuitas e pagas disponíveis para conduzir pesquisas de palavras-chave, mas você pode começar com o Google Search Console e sua própria pesquisa de site para ver quais consultas de pesquisa seus clientes existentes estão conduzindo.

4. Quais são seus objetivos de conteúdo

Cada conteúdo que você cria deve ter um propósito ou objetivo , que deve estar de acordo com a intenção mencionada de seus consumidores e, por sua vez, com sua estratégia de conteúdo subjacente.

Criar conteúdo sem objetivos em mente é como correr em areia movediça; muito esforço gasto para ir a lugar nenhum.

As metas de conteúdo podem incluir:

  • Aprender as melhores práticas relacionadas ao seu setor e / ou aos problemas que você ajuda a resolver.

  • Aprender algo novo sobre seus produtos ou serviços.

  • Aprender sobre novos produtos ou serviços que você oferece.

  • Estabelecer um ponto de vista ou postura sobre um determinado tópico.

  • Compartilhando uma experiência comum.

  • Entretenimento aleatório ou geral.

  • Apoiar uma decisão de compra.

  • Promover uma oferta especial e um apelo à ação específica.

Documente essas metas e atribua métricas adequadas a elas para entender se seu conteúdo as está abordando de forma eficaz.

5. Medir para o sucesso

Como você estabeleceu metas para seu conteúdo, naturalmente deseja saber se elas estão sendo cumpridas.

Dependendo da meta que você deseja rastrear e relatar melhorias em:

  • Rankings do Search Engine.

  • Prova social (ou seja, curtidas, compartilhamentos, comentários).

  • Tráfego do site.

  • Conversões (que podem ou não incluir compras reais).

  • Vendas poderosas, também conhecidas como ROI.

Tudo o que é digital pode e deve ser medido e analisado.

Aqui também existem muitas ferramentas excelentes disponíveis para monitorar a visibilidade orgânica, o engajamento e a conversão em tempo real ou relatar o progresso da campanha em intervalos regulares.

Reserve um tempo para revisar seus dados para determinar onde concentrar sua atenção no futuro.

Aumente as palavras-chave e as peças de conteúdo em que você estabeleceu o ímpeto.

Dê uma olhada em suas palavras-chave e conteúdo de baixo desempenho.

Tente identificar por que e se vale ou não a pena o tempo e esforço para otimizá-los ainda mais.



Exercite a paciência: o sucesso do marketing de conteúdo leva tempo

Para encerrar, tenha em mente que o marketing de conteúdo e a otimização do mecanismo de pesquisa são estratégias de longo prazo.

Ambos são maratonas, não sprints.

Estabelecer autoridade sobre qualquer tópico requer tempo para construir a confiança e a crença de seu público-alvo.

O melhor caminho para a confiança começa com uma compreensão clara e detalhada de seus desejos e necessidades humanos enraizados na empatia.

Em outras palavras, marketing de contexto .

Mais motivos para a contextualização em trabalhos de marketing de desprezo

  1. A maioria das pessoas estão sempre conectadas a partir da web

  2. O comércio de informações pessoais é comum entre os Millenials

  3. Omnichannel e Compras Online

  4. Ajuda você a se aproximar de seus clientes

Dicas para mudar para o marketing de conteúdo contextualizado

  • Interagir com os clientes para entendê-los melhor.

  • Utilize o banco de dados de seus clientes para criar mensagens personalizadas

  • Como sempre, forneça informações úteis e valiosas que seus clientes possam utilizar.

  • Esteja atento ao valor que você fornece e aproveite ao invés de transações individuais.

Objetivos do Marketing Contextual

Ao mostrar aos visitantes conteúdos nos quais eles estão realmente interessados.

Aumente o número de cliques.

Aumente as conversões de leads de vendas em vendas reais

  • Diminua a irritação do cliente com os anúncios fora do contexto.

  • Elimine anúncios não lucrativos (mostrando retorno do investimento baixo ou negativo)

"Lugares" com anúncios contextuais

  • Motores de busca

  • Mídia social

  • Sites de notícias

  • Dispositivos móveis - que, além de fornecer anúncios, podem gerar cupons eletrônicos contextuais

  • Redes espontâneas, como as criadas por determinados aplicativos de compartilhamento de fotos e músicas.

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