Usar as mídias sociais para negócios pode ser uma ótima maneira de interagir com os clientes, ver a concorrência e desenvolver uma voz de marca.
As principais plataformas de mídia social utilizadas para negócios incluem Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, entre outras.
Este artigo é para quem quer aprender sobre os diferentes tipos de plataformas de mídia social usadas para negócios e os benefícios de usar a mídia social.
Se sua empresa não está nas mídias sociais, você pode estar perdendo valor no seu mercado, incluindo novos clientes, insights sobre sua marca, e oportunidades de audiência e envolvimento tanto com clientes quanto com concorrentes. Além disso, as mídias sociais podem ser uma forma altamente econômica de alcançar seus clientes de forma personalizada.
As mídias sociais oferecem capacidade de direcionamento, assim como alcance e escala, a um custo mais baixo do que quase todos os outros canais de marketing."As pessoas estão nas mídias sociais o dia todo, todos os dias - as marcas devem ir onde as pessoas estão.
Se você está considerando colocar sua empresa nas mídias sociais, é importante considerar quais plataformas são as certas para seu negócio.
Nem toda mídia social é boa para diferentes negócios, portanto, você deve investir seu tempo e suas habilidades nas plataformas onde é mais provável que você alcance e se envolva com seu público-alvo. Cada plataforma tem uma missão, um propósito e um público único. Por exemplo, o Instagram é pensado em termos visuais, enquanto o Twitter permite que você coloque a personalidade da sua empresa em seus posts e se envolve com seus seguidores.
Para ajudá-lo a aprender mais sobre as diferentes plataformas disponíveis, aqui estão as descrições das plataformas de mídia social mais populares para as empresas:
Facebook é uma rede de mídia social altamente popular com um público variado, com mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais a partir de 2020. Como tal, todas as empresas devem ter uma página no Facebook. Quando usada corretamente, uma página do Facebook pode ser de valor inestimável para uma empresa.
Você pode usar o Facebook para compartilhar tudo, desde fotos até atualizações importantes da empresa. Com uma conta comercial, você tem acesso a poderosas ferramentas de publicidade e análises aprofundadas. As páginas de negócios também têm muitas opções de personalização. Você pode usar o Facebook para destacar informações como suas informações de contato, horário de funcionamento e os produtos e serviços que você oferece.
O Instagram também é incrivelmente popular, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos em 2020. Do Instagram Live às Story Instagram, não faltam ferramentas que as empresas podem utilizar para promover seus serviços e produtos no site. Instagram é uma plataforma visual baseada inteiramente em posts de fotos e vídeos, portanto é melhor para as empresas que têm um conteúdo visual forte para compartilhar.
É importante notar que esta plataforma é quase inteiramente móvel: Você não pode tirar fotos ou criar novos posts na versão desktop (embora algumas ferramentas de gerenciamento de mídia social, como mlabs, permitam o agendamento direto do Instagram em suas plataformas desktop. Os nichos com maior apelo visual tendem a sobressair no Instagram,. Independentemente disso, a pessoa que administra sua conta deve ter um bom olho para os detalhes e pelo menos habilidades básicas de fotografia, garantindo que as fotos e vídeos postados em sua conta sejam de alta qualidade.
Embora o Twitter seja ótimo para pequenas atualizações, para se envolver com seguidores e compartilhar links para postagens em blogs, não é para todos os negócios. No Twitter, você pode compartilhar tweets curtos (240 caracteres ou menos), vídeos, imagens, links, enquetes e muito mais. Também é fácil interagir com seu público nesta plataforma, mencionando os usuários em seus posts juntamente com os tweets de gostar e retocar os tweets.
Se você é um negócio altamente visual ou não tem uma voz de marca forte, você pode querer pular esta rede de mídia social, no entanto, muitas empresas se destacam no Twitter. Outras empresas utilizam esta plataforma para lidar com o atendimento ao cliente porque os clientes que também estão ativos na plataforma procuraram empresas para expressar preocupações ou compartilhar elogios.
Se você tem um conteúdo interessante e pode expressar esse conteúdo de forma envolvente, o Twitter é uma ótima ferramenta para difundir rapidamente. As Hashtags ajudam a impulsionar os posts, e se um usuário com muitos seguidores o retweetar, seu conteúdo pode se tornar viral. Mas, com o Twitter, é importante encontrar o equilíbrio. Não apenas compartilhe seus links ou mídia; certifique-se de que você também está compartilhando muito conteúdo interessante e relevante de outros usuários do Twitter.
Esta plataforma orientada visualmente permite aos usuários salvar e exibir conteúdo através de "pins" de quadros de avisos digitais, que podem ser organizados por categoria. Por exemplo, um usuário pode ter um quadro de alimentos dedicado a fixar receitas, outro quadro dedicado à fotografia, e assim por diante. A plataforma também possui uma série de tipos especiais de pins chamados Rich Pins, que as marcas podem usar para adicionar informações específicas a seus pinos, como detalhes de produtos e mapas de localização. Cada pins no Pinterest inclui uma imagem ou vídeo, tornando-o uma plataforma puramente visual. Como tal, o Pinterest não é o lugar para você compartilhar informações como seu horário comercial.
O interesse é ótimo para negócios de nicho, mas pode não ser para todas as empresas. As categorias mais populares no site são projetos DIY, moda, exercício, beleza, fotografia e alimentação. Isso não quer dizer que as empresas fora dessas categorias não possam ter sucesso na plataforma, mas faz do Pinterest uma ferramenta de marketing especialmente boa para as empresas nessas áreas.
O LinkedIn tem 260 milhões de usuários mensais e é a melhor plataforma para redes profissionais. É um ótimo lugar para encontrar os melhores talentos, posicionar-se como um líder do setor e promover seu negócio.
O LinkedIn foi projetado para ser mais profissional do que outras plataformas de mídia social e está voltado para empresas e profissionais. Os usuários criam perfis que são similares aos currículos, e as empresas podem criar páginas que mostrem seus negócios. Como o LinkedIn é uma plataforma profissional, é o melhor lugar para colocar vagas de emprego e informações sobre a cultura de sua empresa.
Você pode se juntar aos Grupos LinkedIn específicos do setor para fazer e responder perguntas, o que pode ajudá-lo a estabelecer o reconhecimento da marca e levar os usuários à página e ao website de sua empresa. Como no Twitter, é melhor ter uma mistura de conteúdo original e compartilhado em sua página, portanto, comprometa-se a criar conteúdo polido e profissional relacionado ao seu negócio.
TikTok
TikTok, a nova plataforma de sucesso onde os usuários criam e compartilham vídeos curtos, pode ser uma opção de sucesso para as empresas, mas somente se utilizada adequadamente. Como o TikTok é mais popular entre a Geração Z, pode ser difícil dar o tom certo para ter sucesso como empresa. Se você quiser criar uma conta TikTok, certifique-se de ter uma compreensão profunda de sua marca e de como isso se traduz especificamente para a TikTok. Veja como outras empresas estão lidando com isso antes de você mesmo tentar.
Benefícios do uso das mídias sociais para empresas
Há várias vantagens no uso das mídias sociais para os negócios, que aumentam à medida que as mídias sociais se tornam mais enredadas na sociedade. Aqui estão oito benefícios de usar as mídias sociais para seus negócios.
Conscientização da marca
Bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam as mídias sociais todos os dias, e faz sentido colocar seu negócio onde os clientes estão. Cerca de 60% dos usuários do Instagram disseram encontrar novos produtos usando a plataforma, fazendo com que valha bem a pena.
Personalidade da marca
Está se tornando mais importante do que nunca que as empresas tenham uma voz distinta e se envolvam com os clientes em nível humano. As mídias sociais oferecem um caminho fácil para isso, permitindo que você desenvolva uma identidade e uma voz que mostre seus valores de marca e se envolva com os seguidores.
Liderança do pensamento
As mídias sociais oferecem uma oportunidade para as empresas aprenderem com seus concorrentes e se destacarem de seus concorrentes, estabelecendo-se como líderes do setor através de conteúdo envolvente e relevante. Você pode fazer isso compartilhando conteúdo criativo no Instagram, escrevendo posts pensativos no blog para o LinkedIn ou mostrando uma nova perspectiva em tweets.
Aumento do tráfego do website
Se seus seguidores gostam de seu conteúdo de mídia social, eles se interessam por você e vão ao seu website para saber mais sobre seu negócio, o que significa maior tráfego no website e potencialmente mais vendas para você.
Gestão de reputação
Reputação é tudo, e as mídias sociais lhe dão a oportunidade perfeita para se comunicar com os clientes e resolver problemas rapidamente. Você pode até mesmo criar uma hashtag especial que seus seguidores podem usar se tiverem uma pergunta ou reclamação para garantir que ela seja vista pelas pessoas certas. Você também pode usar as mídias sociais para destacar críticas ou comentários positivos.
Análises e insights
A maioria das plataformas de mídia social tem suas próprias ferramentas analíticas, que lhe permitem monitorar coisas como sua contagem de seguidores, taxas de engajamento e taxas de click-through. Estes números podem ajudá-lo a descobrir que tipos de conteúdo seus seguidores respondem melhor e ajustar sua estratégia de marketing de acordo.
Análise da concorrência
A mídia social não é apenas boa para se envolver com seus clientes - você também pode usá-la para se manter no topo do que seus concorrentes estão fazendo. Siga seus concorrentes e tome nota do que parece funcionar bem para eles e do que não funciona. Trabalhe essas percepções em sua estratégia de marketing de mídia social.
Anúncios Pagos
É fácil criar anúncios em plataformas sociais, e o benefício é que você pode direcioná-los especificamente para o seu público. Pesquisas têm mostrado que os usuários respondem melhor quando os anúncios são adaptados a eles, e isto muitas vezes aumenta o envolvimento.
"Há muitos benefícios no uso da mídia social para negócios, incluindo acesso a análises, aumento no tráfego do site e a chance de desenvolver uma personalidade de marca."
Como usar as mídias sociais para os negócios.
Aqui estão algumas dicas e melhores práticas para ajudá-lo a ter sucesso nas mídias sociais.
1. Postar de forma consistente.
Você quer que seus seguidores saibam o que esperar de você, portanto, siga um cronograma de postagem consistente. Isto também o ajudará a evitar postar demais, o que pode ser desestimulante para seus seguidores.
2. Divirta-se com isso.
Ofereça maneiras divertidas de gerar mais oportunidades e se envolver com seus clientes, como a realização de concursos, links para seu website ou ofertas especiais em sua BIO, e hospedagem de vídeos ao vivo com atualizações e notícias empolgantes. Você também pode utilizar o Facebook ou Instagram Shops para vender diretamente em plataformas de mídia social.
3. Conheça seu público.
Use suas ferramentas analíticas para ver informações demográficas, comportamento do cliente e tendências das mídias sociais para informar seu conteúdo. Saber o que seu público quer ver de você e responder de acordo com isso pode contribuir muito para aumentar suas taxas de engajamento.
4. Elaborar uma estratégia de marketing em mídias sociais.
A melhor maneira de garantir o sucesso nas mídias sociais é entrar com um plano. Isto significa sentar-se e elaborar uma estratégia de marketing de mídia social que inclua cada plataforma que você planeja utilizar.
Para mais informações sobre como criar uma estratégia de marketing em mídia social, confira nossos artigos.
コメント