Inbound Marketing, como atrair público para seu negócio.

Como atrair um público comprador? Talvez seja esse o maior desafio de quem quer vender online, porém essa não é uma tarefa fácil, mas perfeitamente possível, utilizando técnicas e estratégia isso é possível, nesse artigo vamos abordar a estratégia de marketing de atração, onde a chave do sucesso está no relacionamento que sua empresa vai ter com seu prospectos através do seus conteúdos, aproveite a leitura.





Gostaria de começar esse artigo contando uma história.


Jorge foi convidado para uma festa de aniversário que vai acontecer daqui uma semana e precisa comprar um presente para uma menina de 7 anos de idade.


Vamos acompanhar a jornada do Jorge durante sua compra online.


Atrair - Jorge decide fazer uma pesquisa na Internet para saber qual presente ele deve comprar para uma menina de 7 anos.

Jorge pesquisa por “ Dicas de presente para meninas de 7 anos”...

As ferramentas de buscas disponibilizam vários resultados com algumas opções que Jorge começa a observá-las.


Interesse - Jorge observa uma boneca que está na moda entre as meninas dessa idade e também está dentro do preço que ele está disposto a pagar.


Desejo - Em um dos sites onde Jorge encontrou essa boneca para vender, ele observou que ele pode parcelar essa compra, o frete é gratis, o prazo de entrega está dentro do tempo até a festa e as avaliações desta loja são bem satisfatórios, a conexão emocional se está feita e Jorge está com confiança para fazer a compra.


Ação - Quando o Jorge é direcionado para a página de compra tudo é bem claro e as informações que pedem para ele são apenas as necessárias, o produto chega no prazo e em perfeitas condições de uso.


Essa foi uma ilustração de como funciona uma jornada de compra bem sucedida, em que o cliente teve uma experiência de compra simples e satisfatória, a nossa função como vendedores online é criar uma estratégia para atrair e conduzir prospectos até se tornarem clientes satisfeitos, assim como foi a jornada de Jorge.



 

Conceito de marketing


Antes de entrar em algo tão específico sobre Marketing Digital, vamos começar por uma definição do Marketing Tradicional.


O que significa marketing?


Segundo o Wikipedia, “ Marketing[1] ou mercadologia[2][3] ou, mais raramente, mercância,[4] é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos de um mercado consumidor. São usados produtos, serviços ou ideias que possam interessar aos consumidores[5].


Segundo Philip Kotler, “Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.”


Mas uma definição ou conceito que eu quero passar nesse artigo é que o “marketing é um processo que visa educar o público e consumidores com o objetivo de fazer com que eles escolham seu produto ao invés do seu concorrente.”


Trata-se de construir uma reputação de confiança e orientar sobre o que você tem para oferecer como produtos e serviços. Para isso precisamos conquistar a atenção para guiá-los para cada etapa da compra, que pode ser uma inscrição, um telefonema e principalmente o fechamento de uma compra.


Precisamos oferecer ao nosso público as informações das quais eles realmente precisam, de uma forma correta e adequada.


A transformação do marketing


O mundo mudou muito nos últimos anos, estamos vivendo tempos com as maiores mudanças culturais e tecnológicas da história da humanidade.


Hoje temos acesso a uma infinidade de conhecimentos coletivos que antes não tínhamos e muitas das coisa que você queira conhecer você pode ter acesso fazendo uma busca pela internet.


E ainda se você precisar fazer contato com alguém do outro lado do mundo isso pode acontecer instantaneamente.


Realmente passamos por um momento notável da humanidade.


E, é claro que os negócios de marketing também desfrutam desse novo mundo.


Ferramentas e plataformas de marketing surgem e outras se inovam o tempo todo.


Algum tempo atrás as empresas compravam espaços publicitários em jornais, revistas, rádios, televisões, mas com o passar do tempo o foco está se voltado cada vez mais para a internet e suas plataformas como, websites, google, facebook, instagram, youtube entre outros.


Ou seja, a publicidade e propaganda tende a se dirigir para onde a atenção do consumidor está no momento.


Outra mudança importante que precisamos ficar atentos pois já estamos em curso, é que as empresas que querem estar presentes na internet serão empresas de mídia, ou seja essas empresas terão que ter canais próprios com conteúdos próprios para comunicar com seu público, ou seja um site é indispensável. Com a implantação da (LGPD) lei geral de proteção de dados pessoais é fundamental você manter seu público dentro do seu canal de comunicação o máximo possível, já que o tráfego de informação será cada vez mais limitado, portanto quanto mais seu público se manter no seu site mais você vai saber dele.


Na prática você vai precisar ter um site com conteúdos, como vídeos, artigos, imagens, referente ao seu negócio para você identificar e se orientar de acordo com o tráfego do seu público nesses conteúdos.


Já é comum pequenas empresas individuais que criam e publicam ótimos conteúdos próprios, com ótimos resultados.


Existem relatos que algumas pessoas podem ser expostas por dia entre 4000 e 10000 anúncios por dia. Até parece um número exagerado mas se somarmos as logomarcas, produtos, anúncios publicitários na internet, televisão, rádio, impressos e outdoors, esse número parece bem razoável.


Mas a nossa função aqui é colocar você nesse jogo.


 

Inbound marketing (Marketing de Atração)


A função do Inbound Marketing, é criar uma estratégia para que clientes e prospectos sejam conduzidos até os objetivos que eles estão buscando.


Eles podem não saber para onde a jornada os levará, mas, como profissional de marketing, o seu trabalho é ser um guia quando os visitantes precisarem de você como um recurso e ser um especialista pronto para responder a todas as dúvidas.


Por quê?


Seu trabalho é atuar como consultor porque a sua orientação vai gerar confiança e crescimento tanto para sua marca quanto para o seu público.


O conteúdo é o que permite que você fale com as pessoas que estão em busca de respostas e insights. Embora no passado isso só pudesse ser feito por meio de posts do blog e páginas do site, o avanço da tecnologia fez surgir ferramentas como chatbots, chat on-line e mídias sociais, facilitando o diálogo mais do que nunca. O conteúdo on-line permitirá que você comece a desenvolver relacionamento com seu público.

As regras de conteúdo, no entanto, estão mudando constantemente.


No passado, escrever textos de 350 palavras com uma boa combinação de links e palavras-chave era suficiente para obter uma alta posição no ranking e alcançar seu público ideal. À medida que mais empresas começaram a criar mais conteúdo, os mecanismos de pesquisa mudaram a forma de exibir as informações mais relevantes. Hoje, os mecanismos de pesquisa estão muito melhores em sua capacidade de identificar a intenção do usuário e selecionar os sites, artigos e respostas certas em função disso.


Quando a meta dos seus esforços de Inbound Marketing é criar relacionamentos, o poder do contexto está a seu favor. Quando você conhece o seu público, tem uma visão de suas motivações, metas, obstáculos e comportamento. Isso ajuda a criar conteúdo que seja oportuno, alinhado e personalizado para atender às necessidades dele.


Sua meta deve ser fornecer as informações certas para a pessoa certa, no momento certo, pelo canal certo, todas as vezes.


Criando conteúdos que instruam e informe seus clientes com contexto, clareza e criatividade, você pode começar a desenvolver uma relação de confiança e se estabelecer como uma autoridade no assunto do seu setor.


Com o Inbound Marketing, o seu conteúdo torna-se parte de uma experiência multicanal, com oportunidades de conversão atraentes e ofertas interessantes. Com esse conteúdo, você pode criar um relacionamento com seus visitantes, coletar informações e aprender mais sobre cada um deles.


Essa abordagem de marketing com foco no relacionamento permite que você atenda às necessidades do seu público. Graças ao valor e às informações fornecidas pelo seu conteúdo, seus visitantes podem analisar seus problemas de forma crítica e chegar à solução mais natural.


Ao ajudar seus visitantes a chegar a essa conclusão, você se posiciona como uma empresa ao qual eles podem retornar e recomendar para outras pessoas.


Então, o que o inbound marketing realmente significa?


O inbound marketing trabalha para criar relacionamentos, que causem um impacto duradouro nos seus visitantes e na sua marca.


Como fazer isso?


Você atrai prospectos e clientes para o seu site oferecendo conteúdo útil; envolve-se com eles usando ferramentas de conversação, como e-mail e bate-papo, e fornecendo valor quando eles chegam; e, por fim, você encanta ao continuar atuando como um especialista e um consultor empático. Estas etapas formam uma metodologia única:


  • Atrair

  • Engajar