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Foto do escritorEquipe MPR BIZ

Estratégia para vender no WhatsApp Business

Atualmente, é comum ver que as pessoas compram produtos pelo WhatsApp, as pessoas fazem pedidos de entrega pelo WhatsApp Business ou apenas fazem consultas. Esse aplicativo de mensagens não é mais usado apenas para se comunicar com familiares e amigos, ele também é um canal digital de vendas que pode ser uma ferramenta importante para sua empresa.



O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil, além de ser o aplicativo em que os brasileiros passam a maior parte do tempo, e nem todas as empresas estão aproveitando esta oportunidade, em todo seu potencial.


Você já se perguntou quanto dinheiro seu negócio está perdendo?


É por isso que vamos dar algumas dicas de como automatizar as vendas no WhatsApp.


Estratégia de venda no WhatsApp


Antes de mais nada, é importante definir a estratégia a ser usada para aumentar suas vendas através do WhatsApp levando em conta a área de seu negócio, também é fundamental identificar o tipo de serviço a ser automatizado. Estes e outros detalhes devem ser considerados no Plano de marketing para WhatsApp.


WhatsApp Múltiplos Usuários:


Consultores que respondem de vários computadores ao Se você é um varejista pode optar por usar o WhatsApp para responder às perguntas mais frequentes, compartilhar catálogos, ou para fazer pedidos de entrega.


Para utilizar o WhatsApp com múltiplos usuários, você precisa contratar uma plataforma que permita essa integração. As empresas autorizadas , não têm permissão para acessar as conversas de seus clientes. Logo, o processo acontece com segurança e precisão.


Integrar um CRM de mensagens


Para tirar o máximo proveito das mensagens digitais no WhatsApp, é fundamental integrar uma plataforma de conversação CRM:


  • Integrar e automatizar todos os canais digitais (omnichannel) em uma única plataforma.

  • Gerenciar todas as conversas a partir de um único lugar.

  • Monitorar a interação entre agentes e clientes em tempo real.

  • Relatórios de resultados.

  • Tipificação de contatos.

  • Histórico de mensagens.


Integrar um CRM é mais eficaz do que usar a web WhatsApp ou WhatsApp Business, pois permite, além desses benefícios, integrar outros canais digitais como o Facebook Messenger, Instagram, Web chat.



Bot no WhatsApp


A integração de um chatbot no WhatsApp garante um serviço 24 horas por dia, um aspecto que para uma empresa seria complicado se fosse feito manualmente.


O sucesso da automatização de mensagens no WhatsApp está na personalização do bot para que ele envie mensagens com linguagem natural e simples, para que o cliente sinta que está falando com um representante da empresa e não com uma robô.


Modelos de mensagens para o WhatsApp:


O que você pode e não pode fazer ao criá-los


É importante lembrar que o WhatsApp é um canal pessoal e que o elemento humano deve ser preservado nas interações com o cliente através deste canal. É por isso que, se sua empresa está considerando a criação de respostas automáticas no WhatsApp, inclua este elemento.


Cuidar da interação neste canal é vital:


  • Evite sobrecarregar o cliente com promoções desnecessárias. Você tem que oferecer algo pontual, baseado nos interesses do cliente.


  • Mensagens de pagamento ou lembretes: Somente enviar os dados e informações necessários, não exceder.


  • Manter uma equipe de consultores de vendas que completem o processo de vendas pelo WhatsApp, essa é a combinação perfeita para facilitar a conversão em seu canal digital de vendas. As máquinas não fazem todo o trabalho.


Publicidade "click no WhatsApp" no Facebook e Instagram


Um anúncio pago "clique no WhatsApp" pode ajudá-lo a atrair clientes através de seu aplicativo de mensagens. Para levá-los ao WhatsApp, você pode criar um anúncio no Facebook Ads com um botão "Enviar mensagem" que abrirá uma conversa no WhatsApp quando as pessoas clicarem.


Permitir que os clientes entrem em contato com você com o clique de um botão acelera o processo de compra, o que significa mais conversões. Você pode incluir uma mensagem padrão que os clientes podem editar para iniciar a conversa.


Publicidade QR


Você pode usar a ferramenta para criar um link que pode então ser convertido em um código QR.


Alternativamente, você pode simplesmente exibir seu código QR em outdoors ou materiais impressos promocionais. Se isso despertar o interesse do cliente, ele pode iniciar uma conversa escaneando o QR code com o smartphone, e entrar em contato direto com você.


Melhorar a visibilidade de seu produto


O recurso de catálogo do WhatsApp Business App serve como uma vitrine móvel para as empresas mostrarem seus produtos. Isto poupa às empresas de enviar fotos uma de cada vez e repetir informações para diferentes clientes.


Para cada item em seu catálogo, uma empresa pode adicionar informações incluindo preço, descrição, imagens, nome e número do produto.


Itens similares podem ser agrupados em um catálogo. Alternativamente, você pode criar um catálogo separado para cada item e carregar variantes da mesma imagem.


Há limitações quanto aos produtos que podem ser adicionados. Algumas delas são óbvias (drogas e explosivos), outras nem tanto (lentes de contato e curativos), portanto, não deixe de conferir a lista completa.


Para saber mais sobre vendas e marketing pelo Whatsapp, nos siga nas nossas Redes Sociais e acompanhe nosso blog.


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