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Como encontrar os melhores nichos para trabalhar online

Atualizado: 29 de nov. de 2021

Como encontrar os melhores nichos para trabalhar online



Muitas pessoas desejam começar seu próprio negócio. Infelizmente, essas pessoas acreditam que tudo o que precisam fazer para ter sucesso é ter um perfil em rede social, publicar, compartilhar e ver o dinheiro entrar. Embora ter uma conta em rede social seja essencial para qualquer negócio, isso está longe de ser suficiente. Muitos dos novos empreendedores não estão preparados para investir tempo e a energia necessários para pesquisar corretamente um nicho para determinar se o nicho que desejam será viável e lhes dará dinheiro.

Encontrar um nicho lucrativo é também a melhor maneira de alcançar o nível de sucesso e lucros que a maioria dos empreendedores de negócios on-line precisa para fazer valer seus esforços diários. Pode ser difícil escolher um nicho lucrativo quando você está entusiasmado com todas as grandes ideias que tem flutuando em sua cabeça para ganhar dinheiro online.

Entusiasmo e paixão desempenham papéis cruciais quando se trata de administrar seu próprio negócio, mas é igualmente essencial fazer sua pesquisa antes de mergulhar de cabeça primeiro. Todas as grandes empresas em todo o mundo passam seu tempo pesquisando o mercado antes de lançar novos produtos ao público. A pesquisa permite identificar se há algum interesse do público pelo produto potencial.

Infelizmente, a maioria dos novos empreendedores digitais se enganam neste passo.

Em vez de fazer uma pesquisa apropriada primeiro, eles começam gastando seu tempo e recursos na criação de um novo produto, depois gastam dinheiro no lançamento do produto, e mais tarde tentam encontrar um mercado para ele, apenas para ser atendido com falhas e um produto que ninguém está interessado em comprar.

O segredo para encontrar sucesso com seu negócio on-line começa com encontrar um mercado pagador. Uma vez encontrado um mercado pagador, você pode criar um produto para esse mercado e depois lançar o produto comercializando diretamente para esse mercado. As melhores estratégias e táticas de marketing de nicho são baseadas na realização de pesquisas detalhadas e na construção de relacionamentos sólidos com clientes em potencial em seu nicho.

Embora existam muitos nichos populares que você pode escolher, nem todos eles são lucrativos. Será muito mais lucrativo para você criar produtos para pessoas que estão dispostas a pagar um preço razoável por soluções reais para os problemas que elas estão enfrentando. Esta é a base para um negócio on-line sustentável e bem-sucedido.

Se você quer ter sucesso online, você tem que encontrar clientes leais que estarão dispostos a voltar sempre e novamente para comprar de você. Se você fizer tudo certo, você terá até mesmo alguns clientes que estarão dispostos a comprar cada novo produto que você lançar.

1 - O que é exatamente um nicho?

Se você quer iniciar um novo negócio, então o nicho que você escolher no início é uma das decisões mais importantes que você tomará. Esta decisão terá impacto em tudo, desde o design do seu site, o tipo de conteúdo que você fornece, e o tipo de visitantes que você atrai. Até mesmo suas opções potenciais de monetização serão decididas neste ponto. Embora não exista um nicho errado, existem aqueles que são muito mais lucrativos do que outros e alguns que são muito mais difíceis de invadir.

Mas o que é um nicho?

O que é um nicho de mercado?

Um nicho é uma área de interesse ou grupo de produtos. Um exemplo de um nicho excitante seria o treinamento para cães, um nicho de grupo de produtos poderia, por exemplo, ser a iluminação elétrica. Ambos os nichos são coisas que as pessoas procuram na Internet, e ambos os nichos são procurados porque as pessoas têm problemas que querem resolver. Elas estão procurando informações sobre o assunto para ajudá-las a resolver seu problema elas mesmas, ou estão procurando produtos físicos que as ajudarão a resolver seus problemas.

Ou seja,

Exemplo 1

A pessoa pode querer aprender algumas técnicas para treinar seu cão sobre algum comportamento que ele está tendo e consequentemente trazendo algum problema ao seu tutor.

Exemplo 2

A pessoa pode estar procurando por alguma solução de iluminação para um espaço amplo e aberto em seu imóvel, que tenha um menor consumo de energia elétrica, pois as solução que ele possui hoje está lhe custando muito caro.

Um nicho de mercado é uma forma de resolver problemas em troca de uma recompensa financeira. As pessoas que estão procurando on-line por treinamento de cães podem estar dispostas a pagar dinheiro pelas respostas aos seus problemas com o comportamento de seus cães. As pessoas que estão procurando por iluminação elétrica também podem estar procurando informações, mas é muito mais provável que elas estejam procurando comprar produtos de iluminação.

Um micro nicho é muito mais útil para um negócio on-line do que um nicho geral. Um exemplo de um micro nicho seria o treinamento de cães agressivos ou a iluminação solar de jardins. Nestes casos, as pessoas estão procurando por coisas específicas, portanto, se você estiver construindo um micro nicho de mercado, você pode visar estes clientes potenciais com mais precisão. Ao exibir em seu site produtos que são cuidadosamente ajustados ao que seus visitantes estão procurando, é mais provável que você faça uma venda. Outra vantagem de escolher um micro nicho é que há milhões deles. Ainda hoje, ainda é possível encontrar micro nichos lucrativos que têm muito pouca concorrência. Isto lhe permitirá entrar em um mercado que tem um problema e fornecer a esse mercado uma solução que eles não podem obter de nenhum outro lugar. O segredo é poder encontrar estes nichos.

Os nichos de mercado e especialmente os micro nichos de mercado oferecem aos empresários online a oportunidade de encontrar oportunidades de negócios que têm pouca concorrência. O truque é encontrar micro nichos que têm baixa concorrência, mas que também têm muitas pessoas procurando por eles. Não é fácil encontrá-los, mas quando você os encontra, então estes micro nichos podem ser extremamente lucrativos. Se você é incapaz de rentabilizar estes sites usando produtos informativos ou produtos físicos, então você pode sempre usar publicidade paga por clique neles.

O que é Marketing de Nicho?

Marketing de nicho é o marketing de seus produtos ou serviços para um grupo seleto de clientes potenciais dentro de uma base de clientes muito maior. Isto é feito porque frequentemente existe uma necessidade que não está sendo atendida pelas empresas que estão visando à base de clientes mais significativa. Em outras palavras, há uma demanda por algo que não está sendo suprido. Se você pode satisfazer essa demanda, você tem um mercado potencial que está esperando para lhe pagar pelo que você pode oferecer.

Veja, por exemplo, o Marketing na Internet. O nicho do Marketing na Internet tem muitos sub nichos, incluindo o marketing de mecanismos de busca, marketing PPC (pay per click) , marketing de conteúdo, anúncios do Google, e muito mais. Você pode refinar ainda mais estes sub nichos para incluir mercados ainda mais específicos. Por exemplo, você poderia preencher o nicho de mercado dos profissionais de marketing de PPC que utilizam apenas os anúncios do Google ou que utilizam apenas o Yahoo Search Marketing. Estes nichos de mercado específicos cresceram, assim como seu desejo por mais informações e recursos que possam ser utilizados para seus negócios. Estas informações não estão sendo fornecidas por aqueles que apenas visam o grande mercado de marketing na Internet.

O marketing de conteúdo não estará interessado no marketing de PPC, assim como aqueles que utilizam os anúncios do Google não estarão muito interessados em obter informações sobre o marketing de conteúdo..

É por isso que existem empresas que comercializam diretamente para nichos de mercado porque podem satisfazer melhor o que esses clientes de nichos de mercado estão pedindo porque esses vendedores de nichos de mercado abordam diretamente os problemas enfrentados pelos nichos de mercado alvo.

O excesso e saturação dos mercados de nicho

O marketing de nicho, ao longo dos anos, tornou-se uma das principais formas de comercialização porque muitos empresários começaram a perceber que o marketing na Internet está ficando saturado com os vendedores da Internet e seus produtos. Isto torna muito mais difícil obter lucros com o vasto mercado de marketing na Internet. Aqueles que são novos no marketing da Internet terão ainda mais dificuldade para entrar no mercado porque muitos vendedores estabelecidos na Internet têm clientes fiéis que confiam neles e em seus produtos.

Os novos vendedores da Internet podem competir melhor ou mesmo dominar um nicho porque há pouca ou nenhuma concorrência nesse nicho. Quanto mais você puder visar um nicho específico, melhores serão suas chances de ser bem sucedido e de esculpir uma parte lucrativa do nicho. Felizmente, você pode descobrir um nicho lucrativo em praticamente todos os mercados.

Muitos vendedores de sucesso na Internet acabam obtendo uma boa renda on-line porque visam nichos diferentes, alguns dos quais nem sequer estão relacionados entre si. Eles fazem a pesquisa necessária para determinar se existe um nicho de mercado lucrativo para um produto/serviço que podem fornecer, selecionar um nome de domínio, construir um website e começar a comercializá-lo para o nicho de mercado alvo.

Entretanto, os nichos não precisam lidar diretamente com o marketing.

Os nichos podem ser esculpidos em qualquer mercado, de cães a jardinagem, à decoração da casa, à escrita, e muito mais. Além disso, qualquer mercado pode ser dividido em nichos menores, seja pela forma do produto, pelo mercado alvo, ou por ambos. A chave é encontrar as necessidades que não estão sendo satisfeitas por empresas e websites que já estão por aí e depois fornecer-lhes uma oferta valiosa que fará com que os clientes potenciais estejam ansiosos para comprar. Com um número quase ilimitado de nichos que você pode escolher, com mais aparecendo a cada dia, escolher o certo para o seu negócio.

2 - Por que encontrar um nicho é tão importante

Empresários inteligentes tentam vender seus produtos e serviços a um nicho de clientes, conduzindo uma pesquisa de mercado detalhada com foco na tentativa de entender o comportamento do consumidor do público-alvo que está interessado naquele nicho. Especificamente, isto atende suas necessidades, preocupações e desejos.

Uma vez que a pesquisa que você conduz mostra que os consumidores estão interessados no produto ou serviço de nicho que você está planejando vender, então você pode começar a atendê-los o máximo possível, fornecendo-lhes uma gama de itens para venda em vários pontos de preço. Quando se trata de nichos, você tem que lembrar que alguns dos produtos terão um apelo muito mais amplo do que outros.

Por exemplo, haverá mais clientes interessados em produtos de golfe para iniciantes, do que clientes que procuram informações avançadas sobre golfe, pois a maioria não se tornar um golfista profissional, o que faz com que essas pessoas procurem por informações muito mais quando vão iniciar uma atividade.

O foco em produtos para iniciantes ajudará a aumentar as vendas com base no volume, oferecendo um ponto de preço mais baixo para um número mais significativo de clientes. Entretanto, embora possa haver menos estudantes avançados procurando informações e produtos sobre golfe, as informações exclusivas e de alto nível que você pode fornecer podem ter um preço muito mais alto do que os livros eletrônicos que se concentram em nível de iniciante. Você pode oferecer aos estudantes avançados um curso, um programa de coaching, um pacote multimídia, um programa de afiliação ou outros produtos similares que podem comandar um preço muito mais alto, especialmente se você for visto como um especialista em seu nicho. Isto porque quanto mais credenciais você tiver, mais dinheiro você pode cobrar pelos produtos e serviços que está oferecendo em seu nicho, dentro do razoável.

Você tem que manter seu ponto de preço dentro da razão, porque encontrar o nicho certo não se trata de encontrar o mais lucrativo, mas também sobre o que as pessoas estão comprando e quanto estão realmente dispostas a pagar para que seus problemas sejam resolvidos. Se o preço médio que elas estão dispostas a pagar for R $10,00 e você quiser entrar no mercado com um produto de R $20,00, terá que haver uma razão aparente para que seu produto valha mais.

Suas credenciais, sua experiência e os extras que você pode oferecer podem, sem dúvida, ajudar a eliminar algumas das dúvidas que um cliente possa ter e convencê-lo de que o custo extra vale a pena.

Entretanto, você só será capaz de convencê-los a pagar o dinheiro extra se souber quais outras ofertas estão disponíveis para que você possa fazer uma oferta ainda melhor. Ao pesquisar seu nicho de mercado, você descobrirá se ele é pago, bem como se outros usuários estão dispostos a pagar preços especiais pelo tipo de informação privilegiada que você pode fornecer.

Outra coisa em que você precisa pensar ao pesquisar seu nicho é o ciclo de vida do cliente no nicho. Embora eles possam começar como iniciantes, se permanecerem no nicho e continuarem a aprender, eles eventualmente precisarão obter informações intermediárias ou avançadas. A compreensão do ciclo de vida de seus clientes lhe dará a oportunidade de continuar a vender para eles uma e outra vez. Com o marketing de nicho, a regra geral é que 80% de seus lucros virão de 20% de seus clientes.

Quando você cuida de seus clientes, as chances são muito maiores de que eles continuem a comprar de você regularmente. Eles também são muito mais propensos a comprar os novos produtos e serviços que você lhes oferece que atenderão às suas necessidades. Você pode começar a ganhar uma renda 24 horas por dia automatizando um processo com uma gama de ofertas que são pré-carregadas em uma plataforma de e-mail marketing que pode então ser entregue a seus clientes e prospects regularmente.

Você pode criar seu produto, configurar seu fluxo de pedidos, escrever sua carta de vendas, apontar tráfego para ele e ver seus visitantes se transformarem em clientes pagantes em sua lista de e-mail marketing quando concentrar seus esforços em um único nicho de mercado. Com mercados de nicho, você pode ter um produto único que será automaticamente vendido por semanas, meses ou mesmo anos. Uma vez que você tenha criado um produto de sucesso, tudo o que você precisa fazer é continuar a conduzir o tráfego para sua página de vendas.

Cada nicho é diferente em relação às necessidades, pontos de preço e comportamento do consumidor. É por isso que você precisa fazer sua pesquisa antes de escolher o nicho a ser comercializado. Isto lhe permitirá saber se um nicho não só é viável, mas também lucrativo, antes que você perca seu tempo, energia e dinheiro. Isto pode ajudá-lo a estabelecer metas e expectativas realistas à medida que você lança seu negócio.

3 - O que torna um nicho lucrativo

Antes de começar a projetar um produto ou serviço, você tem que determinar se existe um público lá fora que estará disposto a comprar o que você está oferecendo antes de investir muito tempo na construção de um website e na produção de conteúdo. Isto significa que você precisa pensar em como vai rentabilizar seu produto ou serviço e se o nicho que você está pensando em escolher irá apoiar o modelo de negócios que você tem em mente.

É essencial entender que alguns nichos variam drasticamente em termos de rentabilidade.

O que torna um nicho lucrativo?

Uma coisa que você tem que considerar antes de escolher seu nicho é que alguns nichos se prestam a produtos que você pode vender muito mais rapidamente do que outros, o que acabará tendo um impacto em sua taxa de publicidade também. Se não houver nada que seus anunciantes possam vender em seu nicho, então eles não estarão dispostos a pagar muito para aparecer em seu website. Então, o que isto significa em relação à rentabilidade de um nicho?

Significa que os nichos que têm muitos produtos que podem ser vendidos serão os mais rentáveis para você.

Por exemplo, escolher um nicho como "Fortnite" não seria uma boa escolha, já que se trata de um jogo de vídeo online de propriedade da Epic Games. Isto significa que você não pode vender sua própria mercadoria Fortnite é o melhor que você pode conseguir é um "guia", que provavelmente não lhe trará uma tonelada de dinheiro. Ao mesmo tempo, outros anunciantes também não vão querer fazer propaganda em seu site.

Enquanto você provavelmente ainda poderá obter anúncios de Anúncios do Google, eles podem não ser muito relevantes. Isto significa que você não terá os cliques que precisa para ganhar dinheiro com esses anunciantes.

Além disso, como eles não poderão vender nenhum item de 'high ticket', eles não poderão pagar muito dinheiro por esses cliques.

Isto é algo em que você precisa estar pensando quando estiver escolhendo seu nicho. Embora você ainda possa ganhar algum dinheiro com os blogs ou outros sites de fãs da Fortnite, vai ser muito mais difícil de fazer em comparação com os diferentes nichos.

Alguns Nichos de Alto Ganho a Considerar

Uma das razões mais óbvias para que um nicho seja lucrativo é que ele oferece uma forma de investimento para o cliente. Por exemplo, um blog sobre investimento seria algo que as pessoas estariam dispostas a pagar para aprender, pois deveriam ser capazes de ganhar mais dinheiro com esse tipo de conhecimento do que gastam para adquirir as informações. O mesmo vale para os tópicos nos negócios. As pessoas gastam milhares de dólares em cursos on-line para aprender como ganhar dinheiro com os sites porque, em teoria, elas ganham de volta o dinheiro que gastam.

Outro tipo de nicho que tende a ser lucrativo é aquele que promete mudar a vida do cliente de uma forma mensurável. É aqui que você precisa considerar sua proposta de valor, ou como você vai melhorar a vida das pessoas. É por isso que o fitness é um nicho tão grande para se estar do ponto de vista da lucratividade. As pessoas estão dispostas a gastar uma tonelada de dinheiro em livros de fitness ou equipamentos de treino porque acreditam que vão receber abdominais tonificados e bíceps musculares de seu investimento. Isto, por sua vez, pode levá-los a viver mais tempo, a ter mais confiança e, de modo geral, a se sentirem melhor em geral. Esta é uma perspectiva altamente tentadora para a maioria das pessoas, e elas estão mais do que dispostas a gastar o dinheiro que ganharam duramente com isso.

Outra coisa a ser considerada é o preço dos produtos ou serviços que você está vendendo. Ter tickets mais altos à venda significa que você pode potencialmente ganhar mais com seu site. Se você está escrevendo sobre carros esportivos, então você tem o potencial de ganhar muito dinheiro. É também por isso que os blogs de viagem podem ganhar muito dinheiro porque apelam para agentes de viagem e sites como Tripadvisor e Hotel urbano para publicidade.

Se o seu nicho não é obviamente lucrativo, pois não tem uma proposta de valor tentadora, a promessa de investimento, ou itens de valores altos, então você só tem que ser um pouco mais criativo. Por exemplo, você pode querer ganhar dinheiro ajudando as pessoas a encontrar hotéis para que você possa fazer uma comissão. Talvez seu plano seja construir seu site e depois modificá-lo e estendê-lo para outra área. O que quer que você decida, apenas certifique-se de ter considerado tudo isso antes de dar os primeiros passos na escolha de seu nicho.

4 - Escolhendo o seu nicho

Ao iniciar sua jornada em seu nicho de negócios on-line, você quer começar anotando suas idéias para um nicho no qual gostaria de trabalhar e as razões por trás de seu interesse. Há muitas razões que você poderia ter para querer trabalhar em um nicho em particular. Muitas pessoas decidem sobre seu nicho porque é um mercado quente e com tendências. Embora não haja problema se você for pular para mercados novos e emergentes, você tem que estar preparado para ser ágil e colocar o trabalho duro para ficar à frente da curva.

Entretanto, algumas tendências podem ser rápidas, enquanto outras não são tão rápidas ou interessantes, ou mesmo sustentáveis. Eventos como as Olimpíadas podem gerar uma tonelada de agitação e demanda por esportes menos conhecidos, mas a agitação se dissipará rapidamente assim que o evento terminar. Estes tipos de nichos de mercado só permitirão que você esteja no mercado por um curto período antes de ter que encontrar outro nicho que seja lucrativo.

Escolhendo um nicho de mercado da Evergreen

Os nichos que não se dissipam rapidamente são conhecidos como nichos Evergreen, sempre-verdes. Embora estes nichos possam não atrair a mesma excitação do último gadget (dispositivos eletrônicos portáteis de maneira genérica) ou evento, eles são muito mais sustentáveis e podem manter seu negócio funcionando por anos.

Ser Evergreen “sempre verde” significa que os produtos e serviços que você está vendendo devem ser capazes de mantê-lo com lucro ano após ano. Além de encontrar um nicho que seja evergreen, você deve tentar encontrar um nicho que seja interessante o suficiente para torná-lo divertido e agradável para você trabalhar com ele todos os dias.

Nichos de mercado Evergreen;

  • Passa tempo

  • Artesanatos

  • Esportes

  • Atividades ao ar livre

  • Relacionamento

  • Psicologia

Escolhendo um nicho com base em seus interesses

Escolher um nicho é fácil para muitos porque eles baseiam seus negócios em seus próprios interesses pessoais e experiência. Ser um especialista no que as pessoas estão procurando naquele nicho pode ser uma coisa boa. Ter conhecimento e experiência no nicho que você escolher também lhe dará uma boa ideia sobre se será ou não lucrativo. Em outras palavras, se você mesmo comprar produtos no nicho, é provável que haja outras pessoas por aí que também os comprem.

Entretanto, é essencial que você tenha em mente que as pessoas nem sempre se comportam da maneira que você espera. Embora você possa pensar que sua ideia é fantástica, sem fazer a pesquisa adequada sobre o nicho, ela poderia bombardear, deixando-o com a percepção de que não há mercado pagador para ela.

Um erro comum que é cometido por novos produtores de nicho é criar um produto, um website, e mais para um nicho que vale pouco ou nada porque não é um mercado pagador ou porque você está visando o público errado. Você precisa ouvir o que as pessoas estão dizendo e descobrir que problemas e desafios eles têm, e então oferecer uma solução para esses desafios. Conduzindo uma pesquisa completa e conhecendo melhor seus clientes potenciais, você pode determinar que ações eles estão dispostos a tomar para alcançar seus próprios objetivos. Se você dedicar tempo para fazer uma análise profunda antes de começar a trabalhar em seu produto, você economiza meses de trabalho árduo para obter lucro zero.

Vender como Afiliado

A maneira mais simples de ganhar dinheiro quando você inicia seu negócio pela primeira vez é o marketing como um afiliado. Tornar-se um afiliado de empresas de ponta como a Amazon, Hotmart, Monetizze, lhe dá acesso a milhões de produtos que você já sabe que são procurados.

Dependendo do sistema de recompensa que você escolher e dos produtos que estiverem vendendo em nichos específicos, você pode começar a ganhar comissões que chegam a 15%. Muitas das principais empresas, como Amazon e eBay, têm seus próprios programas de afiliados que são administrados internamente. Outras empresas administram seus programas de afiliados através de um mercado que opera o programa para elas.

Embora a maneira mais lucrativa de ter lucro em seu nicho seja criar seus próprios produtos e serviços para vender, há várias razões pelas quais você pode querer pensar em começar com o marketing afiliado. Antes de tudo, o marketing afiliado é uma maneira de você se tornar lucrativo logo após iniciar um negócio on-line.

Além disso, é preciso menos tempo e energia para começar. Os produtos que você pode vender através de um programa de afiliados são um bom indicador de que o nicho é um nicho que paga.

Os mercados afiliados também podem ser um lugar valioso para conduzir suas pesquisas. Eles permitem que você veja exatamente o que as pessoas estão comprando, assim como quanto estão dispostas a pagar pelos produtos e serviços. Isto pode lhe dar uma boa ideia de como seus próprios produtos e serviços irão se encaixar no mercado pagador.

Começar como um vendedor afiliado pode ajudá-lo a evitar alguns dos erros comuns cometidos em nichos de mercado, como estabelecer um preço muito alto ou muito baixo ou criar produtos que ninguém quer.

Fazer pesquisas também o ajudará a identificar lacunas em suas ofertas de produtos e serviços para que, quando você estiver pronto para desenvolver seus próprios produtos ou serviços, sua decisão final seja baseada na pesquisa que você conduziu como comerciante afiliado.

Outra grande razão para começar como vendedor afiliado é que você pode aprender muito sobre marketing, o que pode vir a ser útil quando você começa a vender seus próprios produtos e serviços. Os programas de marketing de afiliados são geralmente executados por um gerente que é um especialista em apresentar ofertas, idéias e gráficos empolgantes para suas ofertas. Muitas vezes, eles fornecem aos vendedores afiliados dicas úteis que podem ajudá-los mais tarde quando estiverem vendendo seus próprios produtos.

Finalmente, quanto mais fluxos de renda você tiver para seu negócio, mais lucro você poderá obter. Suas comissões podem não ser muito para começar a cada mês, mas aumentar sua renda dependerá do seu trabalho e de quantos produtos você pode promover.

5 - Começando com sua pesquisa de nicho

Um passo essencial para descobrir o nicho de mercado que você quer buscar é identificar as palavras-chave que são utilizadas por seu mercado-alvo. Você precisa descobrir quais palavras-chave estão digitando nos mecanismos de busca e usá-las para pesquisar os tópicos e produtos que estão relacionados ao seu mercado. As buscas que você descobrir o ajudarão a conhecer os pontos de dor dos clientes de nicho e quais problemas precisam ser resolvidos.

Conhecer as palavras-chave usadas para seu nicho de mercado o ajudará a obter o número máximo de clientes específicos que estão procurando produtos e serviços que estão diretamente relacionados ao seu nicho de mercado. Isto, por sua vez, ajudará você a obter um lucro substancial dentro de seu nicho. Você pode usar a ferramenta de palavras-chave do Google Ads (https://ads.google.com), uma ferramenta gratuita, para pesquisar palavras e frases específicas que estejam relacionadas ao seu nicho de mercado.

O planejador de palavras-chave do Google lhe oferece a chance de encontrar todas as palavras-chave relevantes que estão sendo usadas por seus clientes alvo. Você pode usar os dados que você reúne da ferramenta para pesquisar os produtos, serviços e soluções específicas em qualquer nicho de mercado e determinar quais se aplicarão à sua área específica de especialização.

Após identificar algumas das palavras-chave e frases que estão associadas ao nicho escolhido, você pode começar a identificar as palavras-chave que têm maior potencial de lucro. O potencial de lucro das palavras-chaves pode ser medido de três maneiras:

  • Baixa concorrência

  • Alto volume de busca

  • Pouco custo/efeito para ser classificado como alto

Como encontrar palavras-chave quentes

O uso do Keyword Planner fornecido pelo Google Ads permite estimar a quantidade de tráfego potencial de visitantes para cada palavra-chave em seu nicho. Ele mostra quais palavras-chave as pessoas estão usando e quaisquer palavras-chave associadas que possam lhe dar pistas sobre as outras exigências de seus clientes potenciais. Quando se trata de escolher um nicho viável e lucrativo, sua pesquisa precisa ser focada e aprofundada. Você precisa testar o maior número possível de palavras-chave até que você pense ter coberto todas as palavras-chave e frases que um cliente em potencial possa usar para pesquisar seu produto ou serviço.

O primeiro dado que você precisa analisar é se existe ou não um volume mensal suficiente de clientes potenciais que procuram ativamente o produto ou serviço que você está procurando para vender. Você também quer determinar se outras empresas já estão ganhando dinheiro com produtos ou serviços similares. Isto pode ser feito usando a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google junto com mecanismos de busca como o Google e o Bing.

Como organizar suas palavras-chave

A seguir, você precisa organizar suas palavras-chave e frases em grupos. Isto pode ser feito dividindo todas as palavras-chave em grupos de palavras-chave e frases específicas.

Por exemplo.

Palavra-chave principal é "pães caseiros"

Palavras relacionadas

"pães artesanais" e "pães feitos em casa" ou “pães natural”

Frases ou Long tails

“Como fazer pães caseiros" ou “5 receitas de pães caseiros” “ Receitas de pão caseiro”

Você quer separar suas palavras-chave em um grupo de não menos de 2.000 buscas por mês. A razão por trás disto é encontrar uma mentalidade predominante de grupos de pessoas que estão atualmente procurando produtos, serviços, informações, benefícios ou características similares.

Você pode detalhar ainda mais e descobrir ainda mais compradores potenciais para seus produtos ou serviços selecionando as dez principais palavras-chave que você pesquisou. Com estas dez palavras-chave, você quer tentar encontrar um total de 100.000 ou mais pesquisas no total por mês. Cada uma de suas palavras-chave pode ser adicionada à Ferramenta de Planejamento de Palavras-chave do Google para descobrir palavras-chave ainda mais específicas e longas.

O próximo passo é começar a olhar sua lista para as palavras que fazem dinheiro. Estas palavras-chave do comprador sinalizam que as pessoas pagarão por informações. Estas palavras-chave incluem marcas, números de modelos, cor, barato, comprar, para venda, fornecedor, vendedor, etc. Quanto mais específica for a busca, mais provável é que os clientes estejam prontos para comprar.

Por exemplo;

“Preço de pães artesanais’

“Quais os melhores cursos de pães artesanais”

Como testar suas palavras-chave na prática

A melhor maneira de verificar o lucro potencial de suas palavras-chave é testá-las em seus conteúdos. Você pode fazer isso adicionando as palavras chaves em algum conteúdo específico, a uma página em seu blog, no seu website ou em postagens de mídia social.

Então você pode testar verificando o quanto de engajamento você terá em cada peça analisando o tráfego que cada conteúdo traz consigo.

Esta estratégia permitirá que você determine quais palavras-chave lhe trarão tráfego orgânico e aquelas que estão convertendo o tráfego em receita, bem como quais palavras-chave ocupam posição mais alta nos mecanismos de busca.

Quanto mais tráfego uma palavra-chave trazer para seus conteúdos, maior o potencial de lucro que ela tem.

Conteúdos sugestivos. como fazer um blog - como utilizar palavras chaves - SEO para iniciantes.

6 - Analisando sua concorrência

A análise de sua concorrência é um passo essencial na escolha de seu nicho. Quase todas as empresas têm concorrência, seja indireta ou direta. Alguns concorrentes são impiedosos, portanto tenha cuidado ao examinar os concorrentes em seu nicho antes de entrar nele.

Embora seja verdade que você precisa estar ciente de sua concorrência, você não deve se sentir intimidado por eles.

Determinando quantos competidores existem no nicho

O primeiro passo para analisar sua concorrência é descobrir quantos concorrentes estão atualmente em seu nicho potencial. Para fazer isso, você pode usar uma simples Busca no Google para calcular quais sites estão tendo como alvo as mesmas palavras-chave que você.

Se você encontrar sites que estão usando as mesmas palavras-chave na URL, título e texto de âncora de seu site, então você sabe que há uma competição séria por essas palavras-chave. Você também pode usar o Google Search com suas frases-chave entre aspas para descobrir quantas páginas web concorrentes estão online. Mas tenha em mente, muitos mercados terão muitos concorrentes e isso nem sempre é ruim pois isso quer dizer que o produto vende, não é a toa que existem milhares de lojas de roupas pois esse é um mercado que vende muito, basta você saber se diferenciar e chegar aos clientes certos.

Seus maiores concorrentes são os sites que aparecem no topo dos motores de busca para as três palavras-chave mais competitivas em seu nicho.

Pesquisando a concorrência

A dificuldade de se classificar mais do que seus concorrentes dependerá principalmente do Pagerank (PR) de seus sites e páginas relevantes na Internet. Se a média de RP dos dez primeiros sites estiver abaixo de PR3, então você deverá levar menos de três meses para se classificar para a palavra-chave.

Para analisar a RP de seus concorrentes, você pode criar uma planilha dividida em duas folhas, com uma intitulada "Preliminar" e uma marcada "Concorrência de Mercado". Coloque as dez primeiras palavras-chave na folha "Preliminar". Na outra folha, criar dez colunas, etiquetando-as; "Site1PR", "Site2PR", etc., até "Site10PR".

Em seguida, pegue os melhores três a cinco termos de busca diferentes e coloque-os na folha "Competição de Mercado". Em seguida, pesquise no Google usando as três principais palavras-chave. Observe o RP dos dez melhores sites para cada uma das três a cinco palavras-chave que você listou. Em seguida, remova os PRs mais altos e mais baixos e calcule o PR médio para cada linha, bem como o geral. Depois de realizar tantas buscas quantas forem necessárias, faça uma lista restrita de todas as palavras-chave para as quais você acredita que pode ter uma alta classificação.

Avaliando a competição

Quando você sentir que encontrou um nicho para testar, e conhecer bem o assunto do nicho, você pode criar um relatório, eBook, artigo curto ou white paper que fornece algumas informações vitais sobre os benefícios de seus novos produtos ou serviços comerciais sem comprometer nenhuma de suas propriedades intelectuais.

Você pode usar essas informações gratuitas como isca para obter respostas de seus clientes potenciais.

Nas últimas décadas, os comerciantes da Internet provaram que as pessoas respondem melhor aos subornos éticos, onde você oferece aos clientes potenciais algo em troca de seu endereço de e-mail ou dados pessoais. É por isso que os editores de produtos informativos oferecem brindes gratuitos em troca de assinaturas de e-mail. Muitas marcas de maior porte ainda não descobriram esta tática, o que significa que você pode se colocar à frente da concorrência utilizando esta estratégia.

Considere os preços de sua concorrência

Se você descobrir que seu nicho tem competição séria durante sua pesquisa, inscreva-se na lista de e-mails deles para ver o que eles estão fazendo. Veja se eles estão vendendo produtos e serviços com preços mais altos, ou todos os seus produtos e serviços são descontados?

Se você descobrir preços mais altos, então você sabe que existe um mercado. Se eles continuarem a oferecer produtos de preços altos por muitos anos, então você sabe que existe definitivamente um mercado que é sustentável.

Se você descobrir que o preço médio de um produto no nicho tem uma margem de lucro razoável, então permitirá que jogadores menores entrem no mercado e coexistem com as marcas maiores e estabelecidas. Entretanto, se o mercado competir apenas no preço, e as margens de lucro tiverem sido espremidas até ficarem finas, então talvez seja melhor procurar um nicho menos competitivo com melhores margens de lucro.

Você também quer estar atento aos concorrentes descontando uns aos outros em um mercado pequeno.

Quando isto acontece, você pode acabar se esforçando apenas para fazer seu negócio começar a funcionar.

Entretanto, quando existem vários níveis de preços em um nicho, pode ser muito mais fácil não apenas entrar no mercado, mas também aumentar lentamente seus preços.

Geralmente, quando se trata de concorrência em motores de busca, quanto menor o número de concorrentes, melhor. Entretanto, se você descobrir um nicho que não tem concorrência, você precisa ser cauteloso, pois isso pode significar que não há dinheiro a ser feito no nicho.

Capítulo 7 - Como encontrar seu cliente ideal

Seu cliente ideal é aquele que está disposto a pagar pela solução dos seus problemas particulares. Isto significa que você pode encontrar seu cliente perfeito indo onde ele for e oferecendo conselhos e soluções úteis para seus problemas.

Há várias maneiras de fornecer soluções para seus clientes, como criar conteúdo gratuito que os encorajou a vê-lo como um especialista. Quando eles o virem como um especialista, será mais provável que eles paguem por seu conteúdo pago. A única coisa que você não quer fazer é tratar o conteúdo gratuito que você fornece de forma desdenhosa.

Você deve olhar o conteúdo gratuito que você fornece aos clientes potenciais como as amostras grátis e que a partir daí os convença a comprar o pacote completo. O pacote completo poderá transformar sua compra inicial em uma longa relação entre um novo cliente, agora fiel, que se torna um comprador repetido de seus produtos. E se eles não puderem continuar a comprar o mesmo produto, poderão estar mais dispostos a experimentar seus outros produtos à medida que eles se tornarem disponíveis.

Quando você sempre fornece a seus clientes o que eles precisam e os conhece bem, faz parecer que você pode antecipar as necessidades deles. Isto cria o tipo de cliente ideal que continuará a comprar de você mês após mês e ano após ano. Quanto mais clientes fiéis e repetidos você ganhar, mais receitas recorrentes você receberá.

Você pode começar a construir sua lista de e-mail marketing para que possa começar a testar a viabilidade de seu nicho, oferecendo uma newsletter gratuita, download, ou ambos. Isto lhe permitirá comercializar produtos e serviços de interesse regularmente. Quando você ganhar a confiança de seus clientes com base em sua experiência, muitos deles irão comprar o que você recomendar. Estes são os tipos de clientes que você precisa encontrar ou criar com interações de alta qualidade.

Pesquisando seu mercado-alvo

Uma vez decidido um nicho lucrativo, é hora de se concentrar em identificar com precisão quais são os pontos de dor do público-alvo. Você precisa determinar seus problemas mais urgentes e críticos relacionados ao seu nicho. Quando você pode identificar os problemas que seus clientes ideais estão enfrentando, você pode fornecer a eles a melhor solução para aumentar a rentabilidade de seu nicho.

Para identificar uma necessidade em qualquer nicho, você precisa começar a olhar para os problemas que você enfrenta em sua própria vida. Leve algum tempo para considerar o que você poderia melhorar em sua vida ou o que poderia tirar um dos desafios de sua própria vida. Um excelente lugar para procurar essas respostas é nos fóruns de nicho ou nos blogs favoritos. O Quora (https://www.quora.com) é um excelente recurso para determinar que soluções as pessoas estão procurando em relação aos seus problemas, se trata de um website de perguntas e respostas onde as perguntas são feitas, respondidas, editadas e organizadas por sua comunidade de usuários.

Você pode usar os termos de busca, "ajuda com", "cura para", "conselhos sobre", seguidos de sua palavra-chave específica para obter uma lista de perguntas que as pessoas estão fazendo.

A solução para os problemas de seu público-alvo será onde você poderá ver os maiores lucros, seja oferecendo um produto físico, um serviço, um produto digital ou informação. Você também pode usar o Google Trends (https://trends.google.com/) para encontrar consultas com um padrão similar a uma série de dados alvo. O alvo pode ser uma tendência do mundo real que você fornece, ou pode ser uma pergunta que você entra. Você pode então visualizar os resultados no site ou baixá-los em um arquivo .CSV para que possa analisá-los mais a fundo.

Utilizar pesquisas on-line

Você pode usar recursos online como Survey Monkey (https://surveymonkey.com), e Google Drive para enviar pesquisas online para questionar seu público-alvo e descobrir exatamente o que eles querem. Quanto mais forte a demanda e o desejo por seu produto ou serviços, mais provável será que seu público-alvo participe da pesquisa. Você pode usar incentivos como descontos, produtos gratuitos para download ou serviços online que os usuários esperam encontrar quando clicam em seu anúncio para conseguir que mais pessoas completem suas pesquisas.

Você quer ter como objetivo receber 1.000 respostas ou mais à sua pesquisa online, para obter uma boa seção transversal de seu mercado. Com esta seção transversal, você será capaz de calcular se um número suficiente de pessoas está participando da pesquisa para sugerir uma taxa de resposta acessível. A partir das informações coletadas na pesquisa on-line, você deverá ser capaz de fornecer a seus clientes potenciais:

  • Exatamente o que eles estão procurando;

  • Exatamente do jeito que eles querem;

  • E a um preço, eles estão preparados para comprá-lo.

As respostas que você receberá da pesquisa também lhe fornecerão a linguagem que você precisa usar quando você escrever sua cópia de vendas.

Quando você envia sua pesquisa, você quer ter certeza não só de perguntar sobre os problemas que eles estão enfrentando e como é difícil encontrar as soluções para esses problemas, mas você também quer tentar obter informações demográficas também, como idade, profissão, nível de educação, etc. Você pode até perguntar a eles quanto pagariam por uma solução e como eles gostariam que ela fosse entregue.

Há uma diferença qualitativa entre inteligência de mercado, assim, obtida a partir de uma pesquisa, e inteligência de palavras-chave. A inteligência de mercado pode ser mais valiosa porque permite obter informações precisas e confiantes para tomar decisões sobre marketing e decisões estratégicas.

O tempo gasto pesquisando seu nicho e o cliente ideal será bem gasto porque você reunirá idéias suficientes sobre produtos para criar, desde que você tenha encontrado um nicho que esteja disposto a pagar por soluções para seus problemas.

Capítulo 8 - Construindo relações dentro do seu nicho

Agora que você escolheu um nicho lucrativo, é hora de começar a pensar em construir as relações dentro desse nicho. Isto exigirá que você localize os principais sites, blogs, quadros de discussão e fóruns que estão associados ao seu nicho. Dedique algum tempo para examinar cada um desses recursos para ver que tópicos estão sendo discutidos que dizem respeito a seu nicho escolhido. Escreva as cinco questões mais prevalentes que você descobrir que estão sendo consideradas. Isso lhe dará um bom começo para ideias de conteúdo para seu boletim informativo, blog e possivelmente um relatório especial gratuito que você poderá fornecer a seus clientes potenciais para lhe fornecer seu endereço de e-mail.

A publicação regular de conteúdo em suas redes de mídia social ajudará a manter seus seguidores atualizados sobre seus negócios e tornará muito mais fácil para eles transmitir as informações a qualquer pessoa que saiba que possa estar interessada em seus produtos ou serviços. Faça questão de sempre pedir re-tweets e ações e treinar seu público-alvo para tomar as ações que você quer que eles tomem quando você quer que eles as tomem.

Uma das principais razões pelas quais você queria iniciar um negócio on-line era para ganhar dinheiro. Entretanto, se esta for sua única motivação, as chances são grandes de que ela se manifeste. Ao contrário de uma loja de tijolos e argamassa, as pessoas on-line não precisam ser educadas. Elas podem clicar fora de seu site, e você nunca mais as verá, e você nunca mais saberá. Se você puder registrá-los para um curso eletrônico ou seu boletim informativo, você terá mais chances de se comunicar regularmente com eles e construir um relacionamento com eles, construindo ainda mais sua marca.

Estudos recentes mostram que são necessárias pelo menos 17 exposições a uma marca ou empresa antes que as pessoas comecem a reconhecer a marca e a entender o que ela faz e o que representa. Infelizmente, um negócio on-line normalmente não tem uma segunda chance de causar uma excelente primeira impressão.

Email Marketing

Suas campanhas de e-mail marketing são um recurso valioso que lhe proporcionará uma linha de vida de comunicação com aqueles que demonstraram interesse em seu nicho. Você pode usar suas campanhas de e-mail marketing para fornecer a seu público-alvo diferentes razões para optar por participar, tais como boletins informativos e relatórios especiais. Se seu público-alvo comprar um item, você pode colocá-lo em uma nova lista especificamente para novos clientes.

Uma vez que você os tenha em uma lista, pode ser um pouco desafiador mantê-los lá. É por isso que fornecer um curso eletrônico que contém várias lições espaçadas e entregues através de um autoresponder é uma boa idéia se você quiser manter as linhas de comunicação com seu público-alvo abertas.

Se você tem clientes que cancelaram a inscrição, não leve isso como desprezo, mas use-as para ver se elas dão um motivo. Algumas pessoas terão tempo para lhe dizer por que o cancelamento da inscrição. Outras irão embora e nunca deixarão você saber se você as decepcionou de alguma forma. Você simplesmente nunca sabe qual será o ponto de inflexão para os clientes.

Suas redes de mídia social

Suas redes de mídia social também podem ajudá-lo a construir relacionamentos dentro de seu nicho. Seus seguidores no Facebook podem gostar, comentar, e compartilhe suas informações. Isto significa que todas as pessoas em sua rede também podem ver o que você publica. Esta é uma poderosa oportunidade de marketing e construção de relacionamento que pode lhe trazer tráfego e vendas gratuitas.

Sua Newsletter

Sua newsletter é sua oportunidade de enviar regularmente a seus clientes conteúdos novos e empolgantes que estejam diretamente relacionados ao seu nicho. Você pode analisar questões comuns em FAQs, fornecer questionários, anunciar novos produtos e serviços, e muito mais. Você pode usar todas as informações reunidas nos fóruns e fóruns de discussão que você visitou para fornecer-lhes as respostas aos problemas que você sabe que eles estão enfrentando.

Desta forma, você está construindo relacionamentos e se posicionando em seu nicho como um especialista sem recorrer a táticas agressivas de vendas. Você está fornecendo a eles ofertas que um cliente em seu nicho de mercado estará interessado em adquirir. Você pode optar por enviar as ofertas por e-mail separadamente, em um determinado dia, ou colocá-las em seu boletim informativo.

Trata-se de fornecer aos seus clientes as respostas às suas perguntas e construir um relacionamento com eles para mostrar como você pode atender às suas necessidades. Trata-se de permanecer no tópico e dar-lhes uma gama de opções que estão relacionadas ao seu nicho.

Conclusão

A melhor maneira de ter sucesso em seu negócio online é escolher um nicho lucrativo. Sempre haverá rachaduras na população consumidora cujas demandas por produtos e séries específicas não estão sendo atendidas, o que lhe dá a oportunidade de suprir essas demandas não atendidas.

Uma pequena empresa como a sua pode se beneficiar das necessidades que não são atendidas. A questão é como você pode encontrar o nicho de mercado certo que ajudará sua pequena empresa a ter sucesso.

Ter um produto único ou excepcional garantirá que você tenha menos concorrência.

Pesquisar um nicho para determinar se ele é viável e lucrativo requer paciência, esforço, o conjunto certo de ferramentas e a capacidade de fazer as perguntas certas e compreender as respostas que você recebe.

ara ter sucesso, você tem que fazer a pesquisa. Se você optar por não pesquisar a fundo seus potenciais nichos de mercado, você não fará mais do que desperdiçar seu tempo, energia e dinheiro. Encontrar o nicho certo para seu negócio não é um processo complicado, mas levará algum tempo, mas valerá bem a pena quando você começar a ver seu negócio crescer e seus lucros aumentarem.



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