Como encontrar os melhores nichos para trabalhar online

Atualizado: 29 de nov. de 2021

Como encontrar os melhores nichos para trabalhar online



Muitas pessoas desejam começar seu próprio negócio. Infelizmente, essas pessoas acreditam que tudo o que precisam fazer para ter sucesso é ter um perfil em rede social, publicar, compartilhar e ver o dinheiro entrar. Embora ter uma conta em rede social seja essencial para qualquer negócio, isso está longe de ser suficiente. Muitos dos novos empreendedores não estão preparados para investir tempo e a energia necessários para pesquisar corretamente um nicho para determinar se o nicho que desejam será viável e lhes dará dinheiro.

Encontrar um nicho lucrativo é também a melhor maneira de alcançar o nível de sucesso e lucros que a maioria dos empreendedores de negócios on-line precisa para fazer valer seus esforços diários. Pode ser difícil escolher um nicho lucrativo quando você está entusiasmado com todas as grandes ideias que tem flutuando em sua cabeça para ganhar dinheiro online.

Entusiasmo e paixão desempenham papéis cruciais quando se trata de administrar seu próprio negócio, mas é igualmente essencial fazer sua pesquisa antes de mergulhar de cabeça primeiro. Todas as grandes empresas em todo o mundo passam seu tempo pesquisando o mercado antes de lançar novos produtos ao público. A pesquisa permite identificar se há algum interesse do público pelo produto potencial.

Infelizmente, a maioria dos novos empreendedores digitais se enganam neste passo.

Em vez de fazer uma pesquisa apropriada primeiro, eles começam gastando seu tempo e recursos na criação de um novo produto, depois gastam dinheiro no lançamento do produto, e mais tarde tentam encontrar um mercado para ele, apenas para ser atendido com falhas e um produto que ninguém está interessado em comprar.

O segredo para encontrar sucesso com seu negócio on-line começa com encontrar um mercado pagador. Uma vez encontrado um mercado pagador, você pode criar um produto para esse mercado e depois lançar o produto comercializando diretamente para esse mercado. As melhores estratégias e táticas de marketing de nicho são baseadas na realização de pesquisas detalhadas e na construção de relacionamentos sólidos com clientes em potencial em seu nicho.

Embora existam muitos nichos populares que você pode escolher, nem todos eles são lucrativos. Será muito mais lucrativo para você criar produtos para pessoas que estão dispostas a pagar um preço razoável por soluções reais para os problemas que elas estão enfrentando. Esta é a base para um negócio on-line sustentável e bem-sucedido.

Se você quer ter sucesso online, você tem que encontrar clientes leais que estarão dispostos a voltar sempre e novamente para comprar de você. Se você fizer tudo certo, você terá até mesmo alguns clientes que estarão dispostos a comprar cada novo produto que você lançar.

1 - O que é exatamente um nicho?

Se você quer iniciar um novo negócio, então o nicho que você escolher no início é uma das decisões mais importantes que você tomará. Esta decisão terá impacto em tudo, desde o design do seu site, o tipo de conteúdo que você fornece, e o tipo de visitantes que você atrai. Até mesmo suas opções potenciais de monetização serão decididas neste ponto. Embora não exista um nicho errado, existem aqueles que são muito mais lucrativos do que outros e alguns que são muito mais difíceis de invadir.

Mas o que é um nicho?

O que é um nicho de mercado?

Um nicho é uma área de interesse ou grupo de produtos. Um exemplo de um nicho excitante seria o treinamento para cães, um nicho de grupo de produtos poderia, por exemplo, ser a iluminação elétrica. Ambos os nichos são coisas que as pessoas procuram na Internet, e ambos os nichos são procurados porque as pessoas têm problemas que querem resolver. Elas estão procurando informações sobre o assunto para ajudá-las a resolver seu problema elas mesmas, ou estão procurando produtos físicos que as ajudarão a resolver seus problemas.

Ou seja,

Exemplo 1

A pessoa pode querer aprender algumas técnicas para treinar seu cão sobre algum comportamento que ele está tendo e consequentemente trazendo algum problema ao seu tutor.

Exemplo 2

A pessoa pode estar procurando por alguma solução de iluminação para um espaço amplo e aberto em seu imóvel, que tenha um menor consumo de energia elétrica, pois as solução que ele possui hoje está lhe custando muito caro.

Um nicho de mercado é uma forma de resolver problemas em troca de uma recompensa financeira. As pessoas que estão procurando on-line por treinamento de cães podem estar dispostas a pagar dinheiro pelas respostas aos seus problemas com o comportamento de seus cães. As pessoas que estão procurando por iluminação elétrica também podem estar procurando informações, mas é muito mais provável que elas estejam procurando comprar produtos de iluminação.

Um micro nicho é muito mais útil para um negócio on-line do que um nicho geral. Um exemplo de um micro nicho seria o treinamento de cães agressivos ou a iluminação solar de jardins. Nestes casos, as pessoas estão procurando por coisas específicas, portanto, se você estiver construindo um micro nicho de mercado, você pode visar estes clientes potenciais com mais precisão. Ao exibir em seu site produtos que são cuidadosamente ajustados ao que seus visitantes estão procurando, é mais provável que você faça uma venda. Outra vantagem de escolher um micro nicho é que há milhões deles. Ainda hoje, ainda é possível encontrar micro nichos lucrativos que têm muito pouca concorrência. Isto lhe permitirá entrar em um mercado que tem um problema e fornecer a esse mercado uma solução que eles não podem obter de nenhum outro lugar. O segredo é poder encontrar estes nichos.

Os nichos de mercado e especialmente os micro nichos de mercado oferecem aos empresários online a oportunidade de encontrar oportunidades de negócios que têm pouca concorrência. O truque é encontrar micro nichos que têm baixa concorrência, mas que também têm muitas pessoas procurando por eles. Não é fácil encontrá-los, mas quando você os encontra, então estes micro nichos podem ser extremamente lucrativos. Se você é incapaz de rentabilizar estes sites usando produtos informativos ou produtos físicos, então você pode sempre usar publicidade paga por clique neles.

O que é Marketing de Nicho?

Marketing de nicho é o marketing de seus produtos ou serviços para um grupo seleto de clientes potenciais dentro de uma base de clientes muito maior. Isto é feito porque frequentemente existe uma necessidade que não está sendo atendida pelas empresas que estão visando à base de clientes mais significativa. Em outras palavras, há uma demanda por algo que não está sendo suprido. Se você pode satisfazer essa demanda, você tem um mercado potencial que está esperando para lhe pagar pelo que você pode oferecer.

Veja, por exemplo, o Marketing na Internet. O nicho do Marketing na Internet tem muitos sub nichos, incluindo o marketing de mecanismos de busca, marketing PPC (pay per click) , marketing de conteúdo, anúncios do Google, e muito mais. Você pode refinar ainda mais estes sub nichos para incluir mercados ainda mais específicos. Por exemplo, você poderia preencher o nicho de mercado dos profissionais de marketing de PPC que utilizam apenas os anúncios do Google ou que utilizam apenas o Yahoo Search Marketing. Estes nichos de mercado específicos cresceram, assim como seu desejo por mais informações e recursos que possam ser utilizados para seus negócios. Estas informações não estão sendo fornecidas por aqueles que apenas visam o grande mercado de marketing na Internet.

O marketing de conteúdo não estará interessado no marketing de PPC, assim como aqueles que utilizam os anúncios do Google não estarão muito interessados em obter informações sobre o marketing de conteúdo..

É por isso que existem empresas que comercializam diretamente para nichos de mercado porque podem satisfazer melhor o que esses clientes de nichos de mercado estão pedindo porque esses vendedores de nichos de mercado abordam diretamente os problemas enfrentados pelos nichos de mercado alvo.

O excesso e saturação dos mercados de nicho

O marketing de nicho, ao longo dos anos, tornou-se uma das principais formas de comercialização porque muitos empresários começaram a perceber que o marketing na Internet está ficando saturado com os vendedores da Internet e seus produtos. Isto torna muito mais difícil obter lucros com o vasto mercado de marketing na Internet. Aqueles que são novos no marketing da Internet terão ainda mais dificuldade para entrar no mercado porque muitos vendedores estabelecidos na Internet têm clientes fiéis que confiam neles e em seus produtos.

Os novos vendedores da Internet podem competir melhor ou mesmo dominar um nicho porque há pouca ou nenhuma concorrência nesse nicho. Quanto mais você puder visar um nicho específico, melhores serão suas chances de ser bem sucedido e de esculpir uma parte lucrativa do nicho. Felizmente, você pode descobrir um nicho lucrativo em praticamente todos os mercados.

Muitos vendedores de sucesso na Internet acabam obtendo uma boa renda on-line porque visam nichos diferentes, alguns dos quais nem sequer estão relacionados entre si. Eles fazem a pesquisa necessária para determinar se existe um nicho de mercado lucrativo para um produto/serviço que podem fornecer, selecionar um nome de domínio, construir um website e começar a comercializá-lo para o nicho de mercado alvo.

Entretanto, os nichos não precisam lidar diretamente com o marketing.

Os nichos podem ser esculpidos em qualquer mercado, de cães a jardinagem, à decoração da casa, à escrita, e muito mais. Além disso, qualquer mercado pode ser dividido em nichos menores, seja pela forma do produto, pelo mercado alvo, ou por ambos. A chave é encontrar as necessidades que não estão sendo satisfeitas por empresas e websites que já estão por aí e depois fornecer-lhes uma oferta valiosa que fará com que os clientes potenciais estejam ansiosos para comprar. Com um número quase ilimitado de nichos que você pode escolher, com mais aparecendo a cada dia, escolher o certo para o seu negócio.

2 - Por que encontrar um nicho é tão importante

Empresários inteligentes tentam vender seus produtos e serviços a um nicho de clientes, conduzindo uma pesquisa de mercado detalhada com foco na tentativa de entender o comportamento do consumidor do público-alvo que está interessado naquele nicho. Especificamente, isto atende suas necessidades, preocupações e desejos.

Uma vez que a pesquisa que você conduz mostra que os consumidores estão interessados no produto ou serviço de nicho que você está planejando vender, então você pode começar a atendê-los o máximo possível, fornecendo-lhes uma gama de itens para venda em vários pontos de preço. Quando se trata de nichos, você tem que lembrar que alguns dos produtos terão um apelo muito mais amplo do que outros.

Por exemplo, haverá mais clientes interessados em produtos de golfe para iniciantes, do que clientes que procuram informações avançadas sobre golfe, pois a maioria não se tornar um golfista profissional, o que faz com que essas pessoas procurem por informações muito mais quando vão iniciar uma atividade.

O foco em produtos para iniciantes ajudará a aumentar as vendas com base no volume, oferecendo um ponto de preço mais baixo para um número mais significativo de clientes. Entretanto, embora possa haver menos estudantes avançados procurando informações e produtos sobre golfe, as informações exclusivas e de alto nível que você pode fornecer podem ter um preço muito mais alto do que os livros eletrônicos que se concentram em nível de iniciante. Você pode oferecer aos estudantes avançados um curso, um programa de coaching, um pacote multimídia, um programa de afiliação ou outros produtos similares que podem comandar um preço muito mais alto, especialmente se você for visto como um especialista em seu nicho. Isto porque quanto mais credenciais você tiver, mais dinheiro você pode cobrar pelos produtos e serviços que está oferecendo em seu nicho, dentro do razoável.

Você tem que manter seu ponto de preço dentro da razão, porque encontrar o nicho certo não se trata de encontrar o mais lucrativo, mas também sobre o que as pessoas estão comprando e quanto estão realmente dispostas a pagar para que seus problemas sejam resolvidos. Se o preço médio que elas estão dispostas a pagar for R $10,00 e você quiser entrar no mercado com um produto de R $20,00, terá que haver uma razão aparente para que seu produto valha mais.

Suas credenciais, sua experiência e os extras que você pode oferecer podem, sem dúvida, ajudar a eliminar algumas das dúvidas que um cliente possa ter e convencê-lo de que o custo extra vale a pena.

Entretanto, você só será capaz de convencê-los a pagar o dinheiro extra se souber quais outras ofertas estão disponíveis para que você possa fazer uma oferta ainda melhor. Ao pesquisar seu nicho de mercado, você descobrirá se ele é pago, bem como se outros usuários estão dispostos a pagar preços especiais pelo tipo de informação privilegiada que você pode fornecer.

Outra coisa em que você precisa pensar ao pesquisar seu nicho é o ciclo de vida do cliente no nicho. Embora eles possam começar como iniciantes, se permanecerem no nicho e continuarem a aprender, eles eventualmente precisarão obter informações intermediárias ou avançadas. A compreensão do ciclo de vida de seus clientes lhe dará a oportunidade de continuar a vender para eles uma e outra vez. Com o marketing de nicho, a regra geral é que 80% de seus lucros virão de 20% de seus clientes.

Quando você cuida de seus clientes, as chances são muito maiores de que eles continuem a comprar de você regularmente. Eles também são muito mais propensos a comprar os novos produtos e serviços que você lhes oferece que atenderão às suas necessidades. Você pode começar a ganhar uma renda 24 horas por dia automatizando um processo com uma gama de ofertas que são pré-carregadas em uma plataforma de e-mail marketing que pode então ser entregue a seus clientes e prospects regularmente.

Você pode criar seu produto, configurar seu fluxo de pedidos, escrever sua carta de vendas, apontar tráfego para ele e ver seus visitantes se transformarem em clientes pagantes em sua lista de e-mail marketing quando concentrar seus esforços em um único nicho de mercado. Com mercados de nicho, você pode ter um produto único que será automaticamente vendido por semanas, meses ou mesmo anos. Uma vez que você tenha criado um produto de sucesso, tudo o que você precisa fazer é continuar a conduzir o tráfego para sua página de vendas.

Cada nicho é diferente em relação às necessidades, pontos de preço e comportamento do consumidor. É por isso que você precisa fazer sua pesquisa antes de escolher o nicho a ser comercializado. Isto lhe permitirá saber se um nicho não só é viável, mas também lucrativo, antes que você perca seu tempo, energia e dinheiro. Isto pode ajudá-lo a estabelecer metas e expectativas realistas à medida que você lança seu negócio.

3 - O que torna um nicho lucrativo

Antes de começar a projetar um produto ou serviço, você tem que determinar se existe um público lá fora que estará disposto a comprar o que você está oferecendo antes de investir muito tempo na construção de um website e na produção de conteúdo. Isto significa que você precisa pensar em como vai rentabilizar seu produto ou serviço e se o nicho que você está pensando em escolher irá apoiar o modelo de negócios que você tem em mente.

É essencial entender que alguns nichos variam drasticamente em termos de rentabilidade.

O que torna um nicho lucrativo?

Uma coisa que você tem que considerar antes de escolher seu nicho é que alguns nichos se prestam a produtos que você pode vender muito mais rapidamente do que outros, o que acabará tendo um impacto em sua taxa de publicidade também. Se não houver nada que seus anunciantes possam vender em seu nicho, então eles não estarão dispostos a pagar muito para aparecer em seu website. Então, o que isto significa em relação à rentabilidade de um nicho?

Significa que os nichos que têm muitos produtos que podem ser vendidos serão os mais rentáveis para você.

Por exemplo, escolher um nicho como "Fortnite" não seria uma boa escolha, já que se trata de um jogo de vídeo online de propriedade da Epic Games. Isto significa que você não pode vender sua própria mercadoria Fortnite é o melhor que você pode conseguir é um "guia", que provavelmente não lhe trará uma tonelada de dinheiro. Ao mesmo tempo, outros anunciantes também não vão querer fazer propaganda em seu site.

Enquanto você provavelmente ainda poderá obter anúncios de Anúncios do Google, eles podem não ser muito relevantes. Isto significa que você não terá os cliques que precisa para ganhar dinheiro com esses anunciantes.

Além disso, como eles não poderão vender nenhum item de 'high ticket', eles não poderão pagar muito dinheiro por esses cliques.

Isto é algo em que você precisa estar pensando quando estiver escolhendo seu nicho. Embora você ainda possa ganhar algum dinheiro com os blogs ou outros sites de fãs da Fortnite, vai ser muito mais difícil de fazer em comparação com os diferentes nichos.

Alguns Nichos de Alto Ganho a Considerar

Uma das razões mais óbvias para que um nicho seja lucrativo é que ele oferece uma forma de investimento para o cliente. Por exemplo, um blog sobre investimento seria algo que as pessoas estariam dispostas a pagar para aprender, pois deveriam ser capazes de ganhar mais dinheiro com esse tipo de conhecimento do que gastam para adquirir as informações. O mesmo vale para os tópicos nos negócios. As pessoas gastam milhares de dólares em cursos on-line para aprender como ganhar dinheiro com os sites porque, em teoria, elas ganham de volta o dinheiro que gastam.

Outro tipo de nicho que tende a ser lucrativo é aquele que promete mudar a vida do cliente de uma forma mensurável. É aqui que você p