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Foto do escritorEquipe MPR BIZ

Como fazer gestão de Conteúdos para Web?

Atualizado: 25 de mar. de 2021



Para começar, o que é marketing de conteúdo?


O marketing de conteúdo é um processo estratégico de marketing e negócios focado na criação e distribuição de conteúdos para seu público, esses conteúdos devem ser relevantes e consistentes para atrair e reter audiência e por fim, o conteúdo deve impulsionar as pessoas a alguma ação favorável a sua estratégia de negócios.


O marketing de conteúdo é o agente principal do relacionamento que você vai ter com sua Persona, lhe dando autoridade e passando confiança, e quando a sua audiência confia em você, eles estão mais dispostos a fazer negócios. O objetivo é deixá-los prontos para tomada de decisão.


Portanto, para se comunicar com seu público, você precisa produzir conteúdo. O conteúdo tem a importante função de conduzir as pessoas de uma etapa para outra no processo de conversão.


O que um Conteúdo deve ter para converter.


Atrair pessoas para seu objetivo

Isso quer dizer que através do seu conteúdo você deve tirar sua audiência de um ponto e conduzir a outro, dentro dos seus objetivos previamente traçados.


  • Engajar as Pessoas

Fazer com que as pessoas interajam com seu conteúdo, através de comentários, curtidas, compartilhamento, isso dará um grande valor ao seu conteúdo.


  • Nutrir as pessoas de informações

Um Conteúdo se torna relevante quando ele passa para a audiência informações, sendo ela alguma nova noticia, ou alguma nova ferramenta de mercado, ou até mesmo alguma dica.


  • Encantar as Pessoas

Criar experiência para o publico conectando conteúdos relevantes por toda a jornada de compra em diferentes canais e tipo de conteúdos diferentes.


  • Transformar clientes em promotores

Engajar com clientes da marca com o intuito de transformá-los em promotores, servindo como prova social para novos clientes.


  • Educar

Quem vai a internet pesquisar algo passa por 5 níveis de consciência para converter a uma compra e cabe ao gestor de conteúdo criar conteúdos para conseguir levar o cliente por todos os níveis.


• Nível 5: Tem um problema, mas não sabe.

• Nível 4: Sabe do problema, mas não sabe da solução.

• Nível 3: Sabe da solução, mas não sabe que você resolve.

• Nível 2: Sabe que você vende, mas tem objeções.

• Nível 1: Confia em você, precisa apenas de um empurrãozinho pra converter.




A partir daí, você como gestor de conteúdos pode nutrir seus canais de comunicação com tópicos e subtópicos, criando vídeos, post em redes sociais, storys, infográficos, e-books, etc.



O poder de contar histórias


“As pessoas gostam de uma boa história”


As histórias são uma ótima forma para se comunicar e se relacionar. As histórias geram estímulos e passa confiança e segurança, as pessoas se sentem melhores ouvindo história, pois estimula nossa memória afetiva, além disso, as histórias ficam na memória de quem a escuta.

Para contar histórias de negócios é semelhante. Trata-se de criar um elo entre seu negócio e seu público.

Mas para contar a história da sua marca, você tem que ter como objetivo, fazer uma conexão mais humanizada, ou seja, repercutir seus valores sua missão a cultura da sua empresa.


Tente sempre transmitir.

  1. Por que você está fazendo esse trabalho?

  2. Como isso vai ajudar seu público? (Transmita valor)

  3. O que você está oferecendo?



Construindo um planejamento de criação de conteúdo


O planejamento de criação de conteúdo é o processo para organizar as publicações de conteúdo desde as etapas iniciais até depois da publicação feita.

Seus conteúdos devem ser relevantes para seus compradores, em diferentes etapas da jornada do comprador, atendendo às necessidades de seu público ao longo do tempo, dependendo do estágio da jornada de compra que ele estiver.


Abaixo estão as etapas da jornada do comprador

Conhecimento

  • Conhecimento

  • Interesse

  • Consideração

  • Decisão de Compra

Como construir uma estrutura de criação de conteúdo


6 passos para construir uma estrutura de criação de conteúdo:


1. Conceituar o conteúdo.


Crie um conceito alinhado com seus valores, missão e objetivo, ou seja, qual a mensagem que você quer passar, qual o objetivo dos seus conteúdos e principalmente qual valor você vai entregar a quem está consumindo seus conteúdos.


2. Definir quais serão os conteúdos e canais.


Defina seu público alvo, em qual estágio de compra ele está, entenda em quais canais eles estão e principalmente quais formatos de conteúdo eles preferem consumir de acordo com o estágio de compra, é possível que quem esteja no estágio de consideração de compra prefira consumir um conteúdo mais denso a quem está no estágio de conhecimento.


3. Planejamento de um Calendário


Faça um planejamento antecipado de um calendário de postagem, isso é fundamental para ajudar em idéias de temas e na organização Conteúdos, tendo como ponto importate a coesão entre os conteúdos para atingir os objetivos..


4. Criação de um fluxo de trabalho


Usando como referência o calendário de publicação você trabalha um cronograma de execução das etapas dos Conteúdos evitando atrasos e ajudando a manter o foco nos objetivos pré estabelecidos.


5. Edição e Revisão de conteúdo


É uma etapa fundamental, pois aqui será revisado o conteúdo desde a linha editorial, para ver se está alinhado com o conceito da empresa, se o conteúdo está dentro de parâmetros legais e éticos para postagem, e também será revisado para evitar possíveis erros de escrita e informações.


6. Organização de conteúdo


Tenha tudo organizado sobre seus conteúdos, use planilhas, aplicativo com o trello além do calendário organize os tipos de conteúdos, a jornada de compra que ele quer atingir, qual canal foi publicado, quais os resultados que teve, isso é fundamental para sua estratégia.


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